XXVII Peregrinação Nacional dos Acólitos | 1 de Maio de 2023

No passado dia 01 de maio, realizou-se a habitual Peregrinação Nacional dos Acólitos ao Santuário de Fátima. A nossa diocese fez-se representar por alguns sacerdotes, cerca de 25 acólitos e alguns membros do Secretariado Diocesano de Liturgia.

O encontro deste ano teve como lema: “Levanta-te e parte com alegria”, tendo iniciado pelas 10h00 no Centro Pastoral Paulo VI, sendo que o ponto culminante foi a celebração da Eucaristia às 15h15, na Basílica da Santíssima Trindade, e a Procissão Eucarística e Bênção às 16h30, no Recinto do Santuário.

Na homilia desse dia, Dom José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas e Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, destacou quatro pontos fundamentais: o primeiro, para nos alegrarmos. «Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: alegrai-vos!» (Fil 4, 4), transmitindo-nos que podem ser muitos os motivos da nossa alegria, mas esta alergia é para ser vivida no Senhor. Assim, convidou-nos a alegrarmo-nos sempre n´Ele, com Ele e por Ele.

Em segundo lugar, pediu para cada um se alegrar como Maria, uma vez que também ela recebeu o convite de Deus através do Anjo Gabriel e aceitou a missão de ser a Mãe de Jesus e, por conseguinte, espalhar a alegria que transbordava do seu coração, pois recebeu o chamamento de Deus e assume-o como compromisso e missão na sua vida, como quem exulta e rejubila no Senhor.

De seguida, o prelado, pediu a cada acólito que sirva o altar com alegria e não apenas como uma função ou um ministério que lhe foi confiado. Recordou que a veste branca que se usa para exercer o ministério de acólito é a veste batismal, a mesma que cada um recebeu no dia do batismo, pedindo consciência do significado desta veste, porque “faz-nos sentir que o Espírito Santo desce sobre nós sempre que exercemos o ministério de acólitos e que nos impulsiona para um serviço frutífero.”

Por último, apelou a que cada um contemple cada vez mais a Deus, participe com mais alegria nas Eucaristias e procure a reconciliação com Deus, para que assim sintam o abraço do coração de Jesus e sejam verdadeiros transmissores da alegria de Deus. Apelou ainda que “podemos convidar mais jovens a ser acólitos/as e a integrar o nosso grupo para o exercício alegre do ministério”, procurando um caminho de santidade, tendo como exemplo os padroeiros São Tarcísio e São Francisco Marto.

No fim da Eucaristia, iniciou-se a Procissão Eucarística desde a Basílica da Santíssima Trindade até ao altar do Recinto onde se concluiu a peregrinação com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Dom José Cordeiro, aproveitou uma vez mais para agradecer aos acólitos “pelo inestimável serviço, dom e ministério, aos adultos da Fé que nos acompanham e que a Senhora de Fátima seja sempre a causa da nossa alegria para o encontro com Jesus Cristo e o serviço do amor aos irmãos e às irmãs.”

Esta peregrinação nacional é um verdadeiro momento de convívio e de partilha entre os mais jovens e também adultos. Ficou o convite para a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 e para a Peregrinação Nacional dos Acólitos ao Santuário de Fátima do próximo ano.

Alegra-te como Maria!

Secretariado Diocesano de Liturgia, Música Sacra e Ministros Extraordinários da Comunhão