Dia da Diocese será celebrado em Boticas

O Dia da Diocese de Vila Real realiza-se em Boticas nos dias 3 e 4 de junho. É um momento de festa e de ação de graças que congrega a nossa diocese numa experiência de comunhão eclesial.

Atendendo às condições atmosféricas que se verificam nestes dias e pelas previsões para os dias 3 e 4, após diálogo com a autarquia de Boticas, a comissão entendeu fazer alguns ajustes ao programa que foi anunciado. Assim, pedimos a vossa atenção para o seguinte:

O local de chegada e acolhimento tanto no dia 3, às 17:00, como no dia 4, às 09:30, será no Pavilhão multiusos de Boticas. Nas imediações, existem locais para estacionamento.

• O dia 3, especialmente destinado aos jovens, decorrerá integralmente em Boticas, sendo o Concerto – Vigília, às 21:30 na Igreja paroquial de Boticas. Pelas 23:00, o momento musical DJ será no pavilhão, culminando com a Hora JMJ.
  • O dia 4, começa com uma atividade solidária dos jovens a partir da 9:30. Entretanto, acolhem-se todos os participantes no referido pavilhão.
  • Às 10:00, depois de uma breve oração, abrimos com o Painel “Os jovens e a Igreja” com as comunicações de Isabel Pires e Paulo Mourão. Às 11:00, os jovens trazem as suas perguntas e inquietações em diáloco com a Mesa.
  • Às 12:00, decorrerá um momento com especial significado: a devolução à natureza de uma coruja recuperada.
  • Às 12:30 haverá o tempo para almoço com um espaço contíguo ao pavilhão, disponível para partilha de farnéis. Também é possível marcar almoço num dos vários restaurantes locais. Em anexo envia-se a lista com os respetivos contactos.
  • A partir das 14:00, os grupos musicais do concelho de Boticas apresentarão o seu reportório, num tempo de animação cultural.
  • Pelas 15:30, iniciamos  a preparação da  Eucaristia que decorrerá no próprio pavilhão. Nesse momento, os sacerdotes e diáconos devem deslocar-se  para o local de paramentação (sala superior do pavilhão com entrada pela rua lateral), levar estola branca (da diocese) e aguardar as instruções para a procissão de entrada.
  • Como não haverá cortejo com as bandeiras paroquiais (e estandartes), os seus portadores devem levá-los para o interior do pavilhão para os locais que lhes forem indicados.

Os acólitos terão lugar próprio na Eucaristia. Deverão levar as suas túnicas. Aguardarão as indicações.

Cada arciprestado será representado por um jovem que trará as suas oferendas. Haverá um local próprio, à entrada do pavilhão, onde as poderão depositar antes da Eucaristia e donde partirá a procissão.

1. Recordamos as cores dos lenços de cada arciprestado:
  2. Alto Tâmega: castanho
  3. Baixo Tâmega: verde