Últimas Notícias

Invoquemos o fim da pandemia, recitando juntos o Rosário, com os Santuários de todo o mundo

Subsídio Litúrgico-Pastoral – Maio 2021

Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização

“A Igreja orava instantemente a Deus”
(At 12,5)

Transmissão em direto todos os dias às 17h00:

https://www.comunicazione.va/it/servizi/live.html

NOTAS INTRODUTÓRIAS

O Papa Francisco pede que, neste mês de maio, toda a Igreja invoque a intercessão da Virgem Santa Maria, pedindo o fim da pandemia, e convida especialmente a suplicar por todos aqueles que foram atingidos mais de perto.

Para cada dia do mês de maio, através de um calendário com algumas indicações específicas, todos os santuários espalhados pelo mundo, unidos em comunhão de oração, elevarão as suas invocações que, como perfume de incenso, subirão até ao céu.

Trinta Santuários marianos, um de cada vez [ver Apêndice], conduzirão a oração por toda a Igreja e proporão aos fiéis uma série de momentos para viver durante o dia.

  • oração da manhã no Santuário começará com o gesto simbólico do Acendimento da lâmpada colocada diante da imagem de Nossa Senhora. Em seguida, será proclamado o texto da Escritura retirado do capítulo 18 do Evangelho segundo São Lucas. No final, o Celebrante apresentará o significado do gesto e do dia, dirigindo depois à Virgem Maria, com os fiéis presentes, a antiga oração do Sub tuum praesidium (“À vossa proteção”).
  • Ponto cimeiro do dia de oração no Santuário será a recitação do Santo Rosário, de acordo com os costumes e tradições locais, rezando pelo fim da pandemia e pela intenção particular de cada dia que lhe foi confiada pelo Papa Francisco, de acordo com as indicações à disposição no Esquema de oração.
  • No fim do dia, todos os fiéis reunidos no Santuário farão a Saudação à Virgem Maria, passando o testemunho da oração ao santuário seguinte.

É importante sublinhar que, além da recitação do Santo Rosário, os santuários são convidados a animar todo o dia também com outros momentos de oração. Antes de cada ato de culto, o Celebrante recorde aos féis o significado desta iniciativa, incluindo também uma intenção na oração dos fiéis das Santas Missas.

Cada Santuário preveja a participação de fiéis nas várias celebrações propostas, seguindo as normas sanitárias em vigor, exortando também à oração em casa e em família, nos casos em que não for mesmo possível a presença de fiéis.

ESQUEMA DE ORAÇÃO PARA O SANTUÁRIO

ACENDIMENTO DA LÂMPADA

De manhã, o Celebrante inicia o momento de oração com a saudação litúrgica. Ele mesmo, ou um fiel previamente designado, acende a lâmpada colocada diante da imagem de Nossa Senhora. Depois deste gesto, um leitor proclama o texto da Sagrada Escritura.

LEITURA

Deus fará justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 18,1-8

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’». E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!… E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?»

Palavra da salvação.

Depois de um breve momento de silêncio, o Celebrante prossegue com estas palavras ou outras semelhantes:

Caros irmãos e irmãs, o tempo da pandemia tem tido uma profunda incidência nas nossas vidas. Este momento de provação é uma ocasião para testemunhar a nossa fé, para alimentar a esperança e para realizar gestos de amor através de obras de misericórdia corporais e espirituais.

Muitas pessoas ficaram marcadas pela dor, por terem perdido uma pessoa querida ou porque não puderam acompanhá-la no momento da morte e da sepultura. As relações familiares e sociais foram postas duramente à prova; a crise económica e a falta de trabalho suscitam medo devido ao futuro cada mais incerto para a família de cada um.

Nesta experiência, sentimo-nos como a primeira comunidade cristã que o texto dos Atos dos Apóstolos descreve com esta bela expressão: “A Igreja orava instantemente a Deus” (At 12,5). Também nós desejamos unir-nos para elevar a nossa oração a Deus, para que possa atender aos nossos pedidos.

Neste mês de maio, damos as mãos, todos unidos ao Santo Padre que pede a toda a Igreja que, juntamente a Maria, Mãe de Deus, eleve as suas súplicas, pedindo o fim desta provação.

A lâmpada que acabámos de acender lembrará à nossa comunidade que somos chamados a rezar pelo fim desta pandemia e, hoje, particularmente por … [inserir a intenção de oração que se encontra no Apêndice].

A cada um de vós pedimos que vigieis, em oração, neste Santuário e aos que não podem aqui estar presentes, convidamos a unir-se connosco em oração a partir das vossas casas, dos vossos lugares de trabalho, das comunidades paroquiais espalhadas pelo nosso país, ao longo de todo este dia.

Rezemos juntos:

À Vossa Proteção nos acolhemos,
Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.
Ámen.

RECITAÇÃO DO SANTO ROSÁRIO

A oração do Rosário pode começar com o acendimento de algumas velas a partir da lâmpada que está acesa diante da imagem de Nossa Senhora. O Celebrante explica o sentido desse gesto e da intenção de oração do dia à luz da pandemia e das necessidades específicas daquela zona geográfica. Poderá utilizar este texto, adaptando-o conforme as necessidades do lugar e do momento.

Caríssimos irmãos e irmãs, em comunhão com o Santo Padre, a exemplo das primeiras comunidades cristãs, neste momento de grande provação, elevemos ao Senhor, por intercessão da Virgem Maria, a incessante súplica pelo fim da pandemia.

De modo particular, hoje, a partir deste Santuário … [inserir o nome do Santuário], desejamos rezar por … [inserir a intenção de oração que se encontra no Apêndice].

Que estas velas, acesas a partir da lâmpada que arde diante da imagem de Nossa Senhora, possam iluminar e transformar este momento de escuridão em aurora de nova luz.

Convidamos todos os que nos acompanham através dos canais da internet a unir-se espiritualmente à recitação deste Santo Rosário com as suas famílias.

Segue-se a oração do Rosário, de acordo com as tradições locais. No final, depois do canto da Salve Rainha e da recitação das ladainhas, o Celebrante e os fiéis presentes fazem esta súplica a Nossa Senhora:

Sob a vossa proteção, procuramos refúgio, Santa Mãe de Deus.

Nesta situação dramática, cheia de sofrimentos e de angústias que envolvem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, e procuramos refúgio sob a vossa proteção.

Ó Virgem Maria, volvei a nós esses vossos olhos misericordiosos, nesta pandemia de coronavírus, e dai conforto a todos os que estão perdidos e choram os seus entes queridos falecidos, muitas vezes sepultados num modo que fere a alma. Amparai todos os que estão angustiados devido às pessoas doentes, de quem não podem estar próximos, para evitar o contágio. Infundi confiança em quem vive a ansiedade devido ao futuro incerto e às consequências que a pandemia teve na economia e no trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, implorai por nós a Deus, Pai de misericórdia, para que esta dura provação termine e volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Filho Jesus, pedindo que dê conforto às famílias dos doentes e das vítimas e que abra o seu coração à confiança.

Protegei os médicos, os enfermeiros, os profissionais de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na primeira linha e arriscam a vida para salvar outras vidas. Acompanhai as suas canseiras e dai-lhes força, bondade e saúde.

Permanecei junto daqueles que, noite e dia, assistem os doentes, dos sacerdotes e das pessoas consagradas que, com solicitude pastoral e compromisso evangélico, procuram ajudar e apoiar a todos.

Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e das mulheres da ciência, para que encontrem soluções justas para vencer a doença.

SAUDAÇÃO A MARIA

No final do dia, o Celebrante dirige-se aos fiéis presentes com estas palavras ou outras semelhantes:

Caríssimos irmãos e irmãs, ao terminar este dia, confiemos à Virgem Santa Maria as pessoas atingidas pela pandemia e de modo particular … [inserir a intenção de oração que se encontra no Apêndice], para que as confie ao seu Filho Jesus: que Ele escute e atenda a nossa súplica.

Invoquemos juntos a Virgem Santa Maria:

Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria,
que nunca se ouviu dizer
que alguém daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança,
a Vós, Virgem, entre todas singular,
como a Mãe recorro, de Vós me valho,
e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro aos vossos pés.

Não desprezeis as minhas súplicas,
ó Mãe do Filho de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia
e de me alcançar o que Vos rogo. Ámen.

APÊNDICE

LISTA DOS SANTUÁRIOS E DAS INTENÇÕES DE ORAÇÃO DE CADA DIA

DiaSantuárioIntenção de Oração
Basílica Vaticana de São PedroPela humanidade ferida
1Nossa Senhora de Walsingham (Inglaterra)Pelos defuntos
2Jesus the Saviour and Mother Mary (Nigéria)Por aqueles que não puderam despedir-se dos seus entes queridos
3Nossa Senhora de Częstochowa (Polónia)Pelos contagiados e doentes
4Basílica da Anunciação (Nazaré – Israel)Pelas mulheres grávidas e pelos nascituros
5Nossa Senhora do Rosário (Coreia do Sul)Pelas crianças e pelos adolescentes
6Nossa Senhora de Aparecida (Brasil)Pelos jovens
7Our Lady of Peace and Good Voyage (Filipinas)Pelas famílias
8Nossa Senhora de Luján (Argentina)Pelos profissionais da comunicação
9Santa Casa de Loreto (Itália)Pelos idosos
10Nossa Senhora de Knock (Irlanda)Pelas pessoas portadoras de deficiência
11Virgem dos Pobres (Bélgica)Pelos pobres, pelos sem abrigo e pelas pessoas que passam por dificuldades económicas
12Notre Dame d’Afrique (Argélia)Pelas pessoas que estão sozinhas e por aqueles que perderam a esperança
13Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Portugal)Pelos presos
14Nossa Senhora da Saúde (Índia)Pelos cientistas e pelos institutos de pesquisa médica
15Nossa Senhora Rainha da Paz (Bósnia)Pelos migrantes
16Saint Mary’s Cathedral (Austrália)Pelas vítimas da violência e do tráfico de pessoas humanas
17Immacolate Conception (EUA)Pelos responsáveis das nações e das organizações mundiais
18Nossa Senhora de Lourdes (França)Pelos médicos e pelos enfermeiros
19Meryem Ana – Casa de Maria (Éfeso – Turquia)Pelas populações em guerra e pela paz no mundo
20Nossa Senhora da Caridade del Cobre (Cuba)Pelos farmacêuticos e pelos profissionais de saúde
21Nossa Senhora de Nagasaki (Japão)Pelos assistentes sociais
22Nossa Senhora de Montserrat (Espanha)Pelos voluntários
23Notre Dame du Cap (Canadá)Pelas forças de segurança, pelos militares e pelos bombeiros
24A confirmarPor aqueles que garantem os serviços essenciais
25Santuário Nacional de Nossa Senhora de Ta’Pinu (Malta)Pelos professores, pelos estudantes e pelos educadores
26Nossa Senhora de Guadalupe (México)Pelos trabalhadores e pelos empresários
27Mãe de Deus (Ucrânia)Pelos desempregados
28Nossa Senhora Negra de Altötting (Alemanha)Pelo Papa, pelos bispos, pelos presbíteros e pelos diáconos
29Nossa Senhora do Líbano (Líbano)Pelas pessoas consagradas
30Virgem do Santo Rosário de Pompeia (Itália)Pela Igreja
31Jardins VaticanosPelo fim da pandemia e pela retoma da vida social e laboral

Transmissão em direto todos os dias às 17h00:

https://www.comunicazione.va/it/servizi/live.html