Visita pastoral a Vilarinho da Samardã

Terminou, no passado domingo, dia 26 de janeiro, a visita pastoral a Vilarinho de Samardã, no Arciprestado do Centro I, onde é pároco o padre Helder Libório e reside o padre Fernando Vilela, daqui natural.

A visita teve a duração de três dias, período no qual S. Ex.cia Rev.ma, o sr. D. António Augusto Azevedo, digníssimo bispo da diocese de Vila Real, percorreu vários locais da paróquia.

À semelhança das visitas pastorais que têm vindo a ser feitas, o sr. Bispo iniciou esta pequena viagem na sexta-feira com a deslocação à escola primária de Vilarinho de Samardã, seguindo-se o Centro Social e Paroquial, onde pôde cumprimentar individualmente cada utente e funcionário. No mesmo dia, celebrou a eucaristia na igreja de Benagouro, onde foi recebido de braços abertos por toda a comunidade cristã.

Continuou, no sábado, a visita às restantes povoações da paróquia, mais concretamente na capela do Covêlo, bem como na igreja da Samardã, local onde celebrou a eucaristia nesse dia.

Durante a sua visita o sr. D. António teve a oportunidade de visitar, nas respetivas habitações, os doentes da paróquia, sobre os quais, afirma, “foi muito bem recebido e acolhido por todos”.

Na sua homília, na eucaristia dominical com administração do crisma a 15 jovens, realçou a importância que todos os habitantes têm para a comunidade, nomeadamente no sentido da missão que cada um representa, mensagem esta que tem vindo a ser transmitida pelo nosso papa Francisco. Assim, cada jovem-adulto que teve a oportunidade de celebrar o sacramento, deverá encontrar, na sua fé, um modo de ajudar a paróquia no seu desenvolvimento.

O sr. Bispo terminou agradecendo a forma “calorosa” como foi recebido pelas aldeias, congratulando, assim, todos os intervenientes para que a visita pastoral decorresse tão bem.

À comunidade paroquial resta, apenas, agradecer ao sr. Bispo, D. António Augusto Azevedo, as emocionantes palavras dirigidas ao seu povo e todo o carinho e amizade com que se dirigiu a cada um dos habitantes desta paróquia de Vilarinho de Samardã.