Encontro de formação sobre a infância missionária

Decorreu esta manhã, dia 25 de janeiro, no centro paroquial da Sé, um encontro de formação arciprestal do Centro I para os agentes da infância missionária com o tema «Com Jesus e com Maria: Missionários todo o dia!».

Depois de um momento de acolhimento, de oração e de música, o responsável do Secretariado Diocesano das Obras Pontifícias, Pe. Horácio Pereira, apresentou o percurso histórico desta dimensão missionária. «Para caminhar com os mais pequenos é necessário ser como eles», afirmou o sacerdote, recordando as Palavras de Jesus: «Deixai vir a Mim as criancinhas».

Ana Maria, da paróquia de Mondrões, testemunhou a experiência de acompanhar um grupo de infância missionária, entre os 4 e os 11 anos, desde 2017. Na sua exposição, destacou a importância da «pesca à linha, um a um», desafiando os mais pequenos e envolvendo também os seus familiares nos momentos de oração destes encontros mensais. Os grandes objetivos do grupo são a solidariedade, a missão e a fé.

Para terminar, foram divulgados os materiais digitais e em papel para que a infância missionária se possa estender a mais paróquias da diocese de Vila Real.

Neste encontro estiveram presentes cinco pequenos missionários, alguns membros do secretariado e cerca de trinta pessoas que foram desafiadas «à pesca, um a um» na sua realidade paroquial.

«Todos, tudo e sempre em missão».