Visita pastoral à paróquia de Torgueda

D. António Augusto Azevedo, Bispo de Vila Real, entre os dias 8 e 12 de janeiro, realizou visita pastoral à paróquia de Torgueda, no Arciprestado do Centro I, onde é pároco o padre Hélder Libório.

A semana iniciou com o 7º Concerto de Música Sacra, a 5 de janeiro, na igreja paroquial de Torgueda, onde o Coro «Divino Salvador», os coros convidados e as crianças da catequese preitearam o canto, a poesia e a música sacra clássica e contemporânea.

A visita do pastor iniciou-se na tarde do dia 08 de janeiro, prolongando-se nas tardes dos dias seguintes, até culminar com a missa dominical com crismas. No decurso da semana, D. António Azevedo palmilhou toda a paróquia, percorrendo os seus povoados, um a um, onde a população o aguardava ansiosamente nas respetivas capelas. Aí se orou em conjunto e se honraram os padroeiros com a invocação dos hinos dedicados.

O sr. Bispo quis conhecer a autarquia local e os respetivos órgãos: junta e assembleia de freguesia, visitando-os na sua sede. As associações culturais, recreativas e desportivas receberam-no em alegre convívio.
Conhecer, in loco, o Centro Social e Paroquial de Torgueda e suas trabalhadoras, a escola e jardim de infância de Arrabães, dialogando com a comunidade escolar, e conhecer uma empresa local em laboração, constituiu mais um objetivo da visita pastoral.

A noite de sexta-feira foi de serão na igreja matriz, com os organismos paroquiais em seu redor e o oferecimento de canto, música e poemas pelo coro e leitores da liturgia.

No sábado, o sr. Bispo celebrou missa vespertina na capela do mártir S. Sebastião, em Pomarelhos. Momento alto e enternecedor da visita pastoral a Torgueda, foi o encontro do sr. Bispo com os doentes, acamados ou recolhidos em seus lares. Nunca tanta ternura e misericórdia tinham sido ofertados aos mais débeis e carenciados!

A manhã de domingo, cheia de sol, ficou marcada pela inauguração de novo espaço no cemitério de Torgueda.

A visita pastoral conheceu o seu apogeu na eucaristia dominical com a administração do sacramento do Crisma a 54 jovens da paróquia, preparados sob orientação de Mélvia Olo.

O pastor espalhou alegria e emoção. Repartiu carinho e atenção. Semeou felicidade em todos os corações.