Visita Pastoral à Paróquia de Andrães

Crescer com raízes, o tema do Centenário, foi naturalmente o tema que marcou os três dias da visita Pastoral do Sr. D. António Augusto à Paróquia de Andrães, dos dias 7 ao 9 de Outubro. Partimos da Igreja Paroquial com um breve momento de oração, a assinatura de um quadro com a Cruz do Centenário para assinalar este momento. Ritual que foi vivido em todas as capelas da Paróquia. Passamos pela Junta de Freguesia e pela Escola do Douro I para uma visita de cumprimentos e conhecimento mútuo. A manhã terminou com o almoço no Centro Social e Paroquial de Andrães assinalando e celebrando os 25 anos de existência. Durante a tarde visitamos as comunidades de Jorjais, Magalhã, Fonteita e Mosteirô. Visitas que foram marcadas pela presença significativa de fiéis e por quatro momentos fortes: o acolhimento da comunidade, um momento de oração, assinatura do quadro com a cruz do Centenário e a visita e oração no Cemitério. O primeiro dia terminou com um encontro com agentes pastorais de todas as comunidades no salão da Junta de Freguesia que acolheu e ofereceu um lanche ajantarado a todos. Um encontro aonde tivemos a oportunidade de apresentar ao Sr. D. António uma breve história da nossa Paróquia e algumas realidades pastorais. O Sr. D. António concluiu este momento com uma síntese dos desafios pastorais para a nossa comunidade Paroquial.

No Sábado de manhã, vivemos a visita Pastoral às comunidades de São Cibrão, Póvoa e Vessadios. Presença marcada igualmente por um acolhimento caloroso e marcante. A tarde começou com a visita e oração no Cemitério de Andrães, seguiu-se um encontro com os Crismandos e terminou com a celebração de abertura do ano da catequese. Um lanche preparado pelos pais e Catequistas permitiu viver um momento mais informal de encontro com o Sr. Bispo.

No Domingo às 10h foi o acolhimento ao Sr. Bispo no largo da Junta de freguesia com representantes de todas as aldeias que trouxeram os estandartes com os Padroeiros de todas as capelas. Fomos em procissão até à Igreja Paroquial aonde vivemos a Celebração da Eucaristia, momento alto da visita Pastoral. Vinte e três jovens receberam o Sacramento do Crisma e acolheram os apelos do nosso Bispo a viverem a alegria do Evangelho e a mobilizarem-se para participar nas JMJ2023 em Lisboa.

Fica o desafio de sermos uma Igreja em caminho, ou como a imagem da Igreja Paroquial com andaimes, de uma Igreja em obras, em construção contínua aonde há espaço para todos.