Redescoberta de um rosto belo e novo da Igreja – Comunicado do Conselho de Presbíteros

O Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real reuniu na Casa do Clero, no dia 28 de fevereiro de 2024, pela centésima vez, desde a sua criação. A sua primeira sessão foi no dia 29 de maio de 1967. Este órgão consultivo do bispo diocesano que tem vindo, ao longo dos anos, a acompanhar, não só a realidade eclesial, mas também a realidade humana, sociológica e cultural desta região transmontana.

As palavras introdutórias do bispo diocesano, foram no sentido de valorizar o trabalho realizado ao longo dos anos, manifestando o reconhecimento e gratidão a todos os que participaram, bispos e sacerdotes, nestas cem sessões que hoje se completaram. Por feliz coincidência, o tema central desta sessão ordinária foi a sinodalidade. No momento em que se nota tanto entusiasmo da parte dos leigos, neste processo sinodal, que a Igreja está a viver, o senhor bispo fez ênfase da alegria de participar neste processo.

Foi um sentido comum de todos os participantes que, apesar da Igreja diocesana de Vila Real ter algumas dificuldades em conciliar o espírito sinodal como processo de conversão, há sinais muito vivos e positivos que apontam para uma Igreja que quer caminhar junta. O Conselho de Presbíteros e o Conselho Diocesano de Pastoral são disso um exemplo, mas também existem estruturas arciprestais, inter-paroquiais e paroquiais que estão a aperfeiçoar este caminho sinodal. Nestas estruturas têm participado cada vez mais leigos que querem caminhar na escuta, no diálogo, valorizando a participação e a comunhão de todos, neste processo de discernimento, onde se sentem voz ativa.

Também nesta reunião centenária se preparou a peregrinação diocesana a Fátima, a realizar no próximo dia 5 de outubro de 2024, em ato de agradecimento pelos cem anos da criação da diocese. No conselho ainda houve tempo para apresentar propostas para a celebração dos cem anos da dedicação da Sé, no próximo dia 24 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo, que coincide com os 600 anos do início da construção do convento de São Domingos (8 de maio de 1624), onde se situa a atual Sé.

Os conselheiros tomaram consciência de que todo este processo sinodal é inevitável e que a reforma da Igreja também parte por esta renovação a nível da Igreja local.

Secretariado do Conselho Presbiteral