Entusiasmo da Assembleia Sinodal Diocesana

Decorreu no passado dia 25 de fevereiro a Assembleia Sinodal Diocesana, no âmbito do pedido da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos como passos a dar nos meses que antecedem a Segunda Sessão da Assembleia Sinodal de outubro de 2024, para continuar o caminho desejado e lançado pelo Santo Padre, em outubro de 2021: por uma Igreja Sinodal, comunhão, participação e missão.

Esta Assembleia decorreu no espaço do Conselho Diocesano de Pastoral, órgão de consulta do Bispo e sinodal por natureza e estiveram cerca cinquenta participantes: o Bispo diocesano, sacerdotes e maioritariamente leigos que representam os secretariados, movimentos e arciprestados da Diocese.

Foi feita uma experiência verdadeiramente sinodal nos trabalhos de escuta, dialogo e reflexão, que foram criados para partilhar experiências acerca da realidade da Igreja, os caminhos a percorrermos juntos, os aspetos positivos da Igreja e o que temos que melhorar e reconstituir como Igreja, desde as nossas paróquias, pastoral arciprestal, secretariados e movimentos para renovarem a nossa Igreja Particular.

Foi notório o entusiasmo e alegria por se viver esta experiência sinodal de caminharmos e partilharmos juntos estes caminhos eclesiais. Sendo notório a maior consciência que os participantes vão tendo por este caminho sinodal, como caminho inevitável e essencial para a renovação da Igreja e aplicação mais plena dos desígnios do Concílio Vaticano II.