«Passa a bola, passa o amor» – Santa Marta de Penaguião

Os padres jogadores de futsal da diocese de Vila Real visitaram, no dia 13 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião.

Depois de um almoço-convívio, reuniram com os jovens deste centro escolar e com os jovens da Missão País que, durante esta semana, se encontram em missão neste concelho.

Cada um dos jovens atletas fez a sua apresentação, testemunhando o serviço que desenvolve na Igreja, mas também a importância dos hobbies e daquilo que os jovens não esperam de um padre, como ir ao cinema, jogar futsal, tomar café com os amigos, ver séries, entre outras formas de ocupar o seu tempo.

Os quatro padres que jogam na Seleção Portuguesa de Futsal do Clero falaram, ainda, do europeu que se realizará na próxima semana na República Checa, dos anteriores europeus em que já participaram e das suas vitórias alcançadas.

O primeiro jogo foi entre os sacerdotes e os alunos, que concluiu com a vitória dos sacerdotes por 3 a 1. O segundo jogo foi entre os professores e os jovens da Missão País, terminando com a vitória dos professores. O terceiro jogo foi entre os sacerdotes e os jovens da Missão País, finalizando com a vitória do clero transmontano, por 4 a 0. O quarto jogo foi entre os sacerdotes e os professores, que teve a vitória dos sacerdotes por 3 a 0.

Neste dia os jovens de Santa Marta conheceram o projeto «Passa a bola, passa o amor» que procura mostrar que ser padre não consiste apenas em rezar missas, como muitas vezes pensam; ser padre é também sair ao encontro dos outros, conviver com os outros e até jogar futsal com os jovens.