Últimas Notícias
Home / Notícias / Acólitos dedicados no serviço litúrgico

Acólitos dedicados no serviço litúrgico

Decorreu, nas últimas semanas, no Centro Católico de Cultura, em Vila Real, a formação de acólitos para melhor servir o altar da Eucaristia.

Mais de trinta acólitos e responsáveis de grupos de acólitos aproveitaram, nas sextas-feiras entre 17 de janeiro e 14 de fevereiro, este pequeno curso para conhecer mais de perto a importância e a beleza da liturgia.

As sessões foram divididas em duas partes. A primeira parte foi mais teórica. Os acólitos tomaram conhecimento e refletiram sobre os sinais litúrgicos presentes no Antigo e no Novo Testamento; sobre a importância dos ministros que servem o altar; a divisão e a importância dos diferentes tempos litúrgicos, aprofundando todas as partes da Eucaristia.

A segunda parte foi mais prática. Os formandos centraram-se na procissão de entrada, na procissão do Evangeliário, na apresentação dos dons e no uso do missal e do turíbulo. Tendo em vista também as futuras visitas pastorais, dedicaram uma das sessões à missa celebrada pelo bispo.

Os formandos tomaram consciência da importância de ser acólito ao serviço da liturgia. Todos foram desafiados a partilhar estes conhecimentos com os restantes servidores das suas comunidades, a fim de tornar as celebrações mais belas.

No final deste percurso foram convidados, juntamente com os restantes acólitos da diocese, a participar na Missa Crismal, dia 9 de abril, às 10h, na Sé de Vila Real.