Visita pastoral a Mondrões

Foi a primeira visita pastoral de D. António à paróquia de São Tiago na freguesia de Mondrões, arciprestado Centro I, da diocese de Vila Real.

Aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro de 2020. Foi uma visita rápida mas iluminou, aqueceu e pôs toda a gente em movimento.

O sr. bispo, em pouco tempo, esteve em contacto com todas as realidades da comunidade, as do centro e as da periferia, novos e idosos, saudáveis e doentes.

Resumidamente, a igreja centenária, estrutura começada a construir no início do séc. XVI, de extraordinária e maravilhosa beleza tem pedras vivas muito mais belas e esplendorosas; Tudo decorreu com normalidade e porque era natural correu tudo bem e agradavelmente; do senhor Bispo ficou a certeza de que ele saiu de lá com cheiro a ovelha, mas também a nossa satisfação por sentir o odor do pastor, a segurança e a tranquilidade na presença do seu cajado…

Fez parte da visita a administração do crisma a alguns jovens cristãos da comunidade, apenas 18; mas dentro duma tendência comum do nosso tempo: apenas 6 rapazes e 12 raparigas.

Depois de um ano missionário, esta visita do pastor relançou e reforçou a consciência e confiança para continuarmos “todos, tudo e sempre em missão” ad intra e ad extra, conscientes dos nossos deveres de cristãos: somos baptizados e envidos.

É pároco o padre Horácio Pereira, desde junho de 2011.