MISERICORDIAE VULTUS

Carta aos Diocesanos sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia

Caros Diocesanos: Padres, Diáconos, Religiosos e Fiéis.

O Papa Francisco, no dia 11 de Abril de 2015, véspera da Festa da Divina Misericórdia, publicou “O Rosto da Misericórdia”,“arquitrave que suporta a vida da Igreja”, e, assim, anunciou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que iniciará a 8 de Dezembro de 2015, no Cinquentenário da Conclusão do Concílio Vaticano II, e terminará no dia 20 de Novembro de 2016, com a Solenidade de Cristo Rei, que é o último Domingo do Ano Litúrgico. Para a sua execução, apraz-me, para já, ordenar quanto segue:

1º.- Párocos e Fiéis leiam, meditem, ponham em prática a Carta ou Bula “Misericordia vultus”(“O Rosto da Misericórdia”), nas Paróquias, Arciprestados e Movimentos, no Ano Jubilar, sob o lema “Misericordiosos como o Pai”, pois, serão bem-aventurados e alcançarão misericórdia os que praticarem as Obras de Misericórdia, as Corporais e as Espirituais. Seremos julgados, pelo amor, perdoados, se perdoarmos, pois, obtivemos a Misericórdia de Deus para a testemunhar. Cada sacerdote, por mais santo e inteligente que seja, não é dono de nada, nem o juiz e senhor da verdade, é só servo, testemunha e dispensador da misericórdia divina. Só Deus é Deus, nós somos Seus servidores.

2º- O Jubileu exige a prática da Misericórdia, expressa na vida e em acções concretas. Os Anos Santos pedem peregrinação, conversão e indulgência, para atravessar a Porta Santa, nas Basílicas Romanas. Neste Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa, pela primeira vez, permite abrir uma ou mais Portas da Misericórdia, nas Dioceses, na Catedral, em Igrejas e Santuários e Igrejas da Misericórdia. Fala de “Missionários da Misericórdia”, que ele vai enviar a perdoar os pecados reservados à Sé Apostólica. O Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização apresenta outros detalhes.

3º.- Haja “Missões Populares”. Apostar no Sacramento da Reconciliação, no perdão, na inclusão, na denúncia dos pecados da corrupção, culto do dinheiro, violência e tráfego de órgãos e pessoas. Apontar metas, métodos e acções concretas a realizar no Ano Jubilar da Misericórdia. Convidam-se os Pastores e Fiéis a propor acções concretas, adaptadas às comunidades, que posteriormente, estipularemos para toda a Diocese. O Sínodo dos Bispos sobre a Família Doméstica, sede, berço, púlpito e escola da Fé e da Evangelização convida à prática da Misericórdia, sem separar a verdade e justiça da via mais excelente dacaridade que tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1 Cor. 13,7), para a salvação das pessoas, que é a suprema lei de Deus e da Igreja.

Deus Amor, “paciente e misericordioso”, sendo “eterna a Sua misericórdia” (Sal.136), Vos abençoe e conceda a Sua misericórdia, para a poderdes comunicar a todos.

Vila Real, Festa do Diácono São Lourenço, 10 de Agosto de 2015

+ Amândio José Tomás, bispo de Vila Real.

Hino do Ano da Misericórdia

Misericordiae Vultus

O ROSTO DA MISERICÓRDIA
BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA
FRANCISCO, BISPO DE ROMA, SERVO DOS SERVOS DE DEUS
A QUANTOS LEREM ESTA CARTA GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ

1. Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré.

Leia aqui: O Rosto da Misericórdia