No sábado, dia 22 de Novembro, entre as 10h00 e as 12h00, realizou-se a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Vila Real, na Biblioteca do Seminário. Esta foi a última reunião do actual mandato de três anos, que terminará a 25 de Janeiro de 2026. O tema proposto para reflexão e diálogo foi o mesmo que já tinha sido tratado no Conselho Presbiteral do passado 19 de Novembro: Implementação das conclusões da Assembleia Sinodal Diocesana.
Os conselheiros presentes (na sua maioria leigos e alguns presbíteros) procuraram transmitir a reflexão efectuada nos seus Arciprestados, Secretariados e Movimentos, bem como a sua reflexão pessoal. Foi uma troca de ideias e experiências muito rica, que apontou sobretudo para a necessidade de se constituir Conselhos Pastorais paroquiais ou inter-paroquiais e de se realizar assembleias sinodais, a nível paroquial e arciprestal, tendo em conta a realidade concreta de cada Arciprestado, Paróquia ou grupos de Paróquias. Este processo, porém, só tem sentido e poderá dar bons frutos, se houver uma verdadeira conversão pessoal e comunitária ao espírito sinodal, que não exclui ninguém e que parte sempre da escuta do Espírito Santo, bem como uma melhor e mais eficaz comunicação, quer a nível pessoal, quer a nível institucional, utilizando todos os meios de comunicação ao nosso alcance.
Como intérprete e impulsionador deste espírito sinodal, o senhor D. António Augusto, Bispo da Diocese, salientou a importância deste Conselho para a implementação das conclusões da Assembleia Sinodal Diocesana, deixando o desafio de que o processo já realizado chegue às bases, envolvendo a todos numa verdadeira renovação eclesial.
O Secretariado do CDP

Diocese de Vila Real Diocese de Vila Real