Primeira assembleia do novo Conselho Presbiteral

Decorreu na passada quarta-feira, 23 de novembro, na Casa do Clero da Diocese de Vila Real, a primeira sessão do novo Conselho Presbiteral, nomeado para os próximos três anos.

O encontro iniciou-se com um momento de oração. De seguida, o D. António Augusto Azevedo saudou os sacerdotes presentes, destacando a importância do Conselho como representante do presbitério e auxiliar da missão do Bispo diocesano.

Em cumprimento dos estatutos foram feitas eleições para o Conselho Permanente. Foram reeleitos, o Pe. Sérgio Dinis para moderador e o Pe. Márcio Martins para secretário e, como vogais, foram escolhidos o Pe. Marcelo Rodrigues e o Pe. João Curralejo.

Na introdução aos trabalhos, o Bispo diocesano começou por falar do Dia da Diocese, que se realiza anualmente há cerca de 25 anos. Propôs que se refletisse sobre o sentido e a continuidade desse dia, sobre a sua programação de forma a ser um dia marcante. Os conselheiros deram muitos contributos sobre o tema da revitalização do Dia da Diocese e propuseram ainda um critério para escolha do local da realização do evento.

O Conselho fez depois uma reflexão sobre a missão dos secretariados diocesanos. Foram apresentadas diversas propostas em ordem à sua renovação. O Bispo destacou a importância pastoral dos secretariados, manifestou o reconhecimento pelo seu trabalho e anunciou uma reestruturação com o objetivo de que contribuam para a renovação da diocese.

No terceiro e último ponto, foi abordada a missão e o futuro da Casa do Clero. O Bispo referiu que o edifício, construído há cerca de 15 anos, é um grande ativo na diocese. Da partilha sobre o tema concluiu-se que o edifício pode ser melhor aproveitado, podendo servir para acolhimento de sacerdotes mais idosos, mais fragilizados ou com necessidade de alojamento.

A terminar, D. António Augusto agradeceu a participação dos sacerdotes membros do Conselho e reafirmou a necessidade de a Igreja diocesana continuar a fazer um caminho sinodal, de que o Conselho Presbiteral é um importante sinal e instrumento. Sublinhou ainda a necessidade de todo o Clero acompanhar os jovens na preparação da Jornada Mundial da Juventude e convidou a todos para estarem presentes, no dia 8 de dezembro, no encerramento do Ano Jubilar que assinala o Centenário da Diocese.

O Conselho Presbiteral terminou com um almoço de confraternização.