Últimas Notícias

O Evangelho da Criação. A casa comum segundo a Laudato Si

Numa organização conjunta do Centro Católico de Cultura e da Comissão Diocesana Justiça e Paz da Diocese de Vila Real, realizou-se no dia 8 de Janeiro, às 21h, através da plataforma digital ZOOM, uma conferência com o título: “O EVANGELHO DA CRIAÇÃO. A CASA COMUM SEGUNDO A LAUDATO SÍ”.

Esta conferência, que marcou o início das actividades do segundo trimestre daqueles dois organismos diocesanos, esteve a cargo do Doutor José Carlos Carvalho, professor de Sagrada Escritura da Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Teologia – Porto) e foi seguida por cerca de cem pessoas.

Partindo do Capítulo II da Carta Encíclica e dos textos bíblicos aí citados, o conferente chamou a atenção de que o Papa Francisco, na Laudato Sí, coloca a pessoa no centro, citando Gn 1, 26 como afirmação da centralidade da dignidade humana e Gn 1, 31 para ressaltar a beleza e a bondade da criação: a partir daí reflecte sobre o bem comum e sobre o destino universal dos bens.

Estas duas realidades têm implicações sociais e geracionais, que são tratadas, não apenas na segunda parte deste documento, mas também na Exortação Apostólica sobre a Amazónia.

O orador terminou, lançando a todos o desafio para que haja uma profunda conversão na nossa relação com o Criado, se queremos continuar a ter um mundo onde todos possam viver com dignidade. 

Após um breve diálogo entre o Professor José Carlos Carvalho e alguns dos participantes, a sessão foi encerrada pelo senhor Bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo. 

Pe. Manuel Coutinho,
Diretor do Centro Católico de Cultura de Vila Real

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.