Nota informativa

A Diocese de Vila Real recebeu do coordenador da Comissão para a proteção de menores da Diocese de Lisboa a informação da existência de uma denúncia de eventuais abusos de menores ocorrido há alguns anos naquela diocese. O caso envolverá o Pe. Manuel José Moura Machado, ordenado em Lisboa em 1985 e incardinado na diocese de Vila Real em 2011.

O referido sacerdote foi informado desta denúncia e afastado de toda a atividade pastoral. Em cumprimento das orientações em vigor, será iniciada uma investigação prévia e feita a comunicação às autoridades judiciais competentes.

Neste momento de profunda tristeza invocamos a Deus, misericordioso e justo, para que ampare as possíveis vítimas e os eventuais implicados neste caso.

Vila Real, 25 de janeiro de 2022

+António Augusto de Oliveira Azevedo