Nomeações – Centro Católico de Cultura

nomeação-orgãos-centro-católico-cultura

CENTRO CATÓLICO DE CULTURA

TRINTA ANOS AO SERVIÇO DA IGREJA E DO MUNDO

Em actividade há cerca de 30 anos, o Centro Católico de Cultura da Diocese de Vila Real tem por missão a formação permanente dos leigos e sacerdotes da Diocese e a promoção do diálogo entre a fé e a cultura.

Indo ao encontro dos desafios lançados à Igreja e ao mundo, esta instituição tem levado a cabo esse trabalho de formação, começando, nos anos 90 do século passado, com um curso de licenciatura e mestrado em Ciências Religiosas (orientado pela Faculdade de Teologia da UCP) e continuando depois com o Curso Básico de Cultura Religiosa e vários outros cursos, conferências e debates, no âmbito da catequese, liturgia, história da Igreja, formação bíblica e tantas outras áreas.

No ano de 2011 a actividade do CCC ganhou novo impulso, com a criação da Escola Diocesana de Educação da Fé, para responder à «necessidade cada vez mais urgente de formação de todos aqueles que na Igreja querem viver uma fé consciente e adulta em Jesus Cristo» e «prestar à Diocese um serviço de evangelização que, como afirmam os nossos Bispos, “implica movimento e comunicação, e requer tempo, formação, inteligência, entranhas, mãos e coração” (Carta Pastoral dos Bispos de Portugal «Como Eu vos fiz, fazei vós também», Junho de 2010).

Continuamos este percurso formativo, no ano pastoral de 2020-2021, em que vamos iniciar as celebrações do centenário da Diocese, tentando dar resposta às expectativas do nosso tempo e adaptando-nos à situação concreta de pandemia que estamos a viver. Inserimo-nos no lema pastoral da Diocese (APROFUNDAR AS RAÍZES), escolhendo como tema da formação SOMOS IGREJA QUE APROFUNDA AS SUAS RAÍZES.

Nesta linha, propomos o seguinte programa de formação e reflexão:
1.º trimestre – IGREJA, POVO DA NOVA ALIANÇA (Reflexão bíblica)
2.º trimestre – IGREJA, QUE DIZES DE TI MESMA? (Reflexão teológica)
3.º trimestre – A IGREJA NO MUNDO E PARA O MUNDO (Missão da Igreja).

Mantemos também a ESCOLA DE MINISTÉRIOS LITÚRGICOS:
1.º trimestre – FORMAÇÃO DE SALMISTAS
2.º trimestre – FORMAÇÃO DE ACÓLITOS
3.º trimestre – FORMAÇÃO DE LEITORES

Além deste programa, o Centro Católico de Cultura está totalmente disponível para colaborar com os Secretariados, Departamentos e Comissões Diocesanas em todas as actividades a realizar ao longo do ano.