Este encontro marcou o início de um novo modelo de encontros diocesanos, pensados para acontecer junto das comunidades escolares onde a disciplina de EMRC ganha vida e se faz caminho de fé e diálogo.
A manhã começou com a revisitação do recurso Escola Virtual, que agora integra os manuais da disciplina em formato digital e disponibiliza múltiplos recursos interativos. A partir da exploração desta ferramenta, os professores refletiram sobre a importância de metodologias ativas que promovem o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem e incentivam a sua participação efetiva e responsável.
Um dos momentos mais envolventes foi a dinâmica de planificação de uma aula do ensino secundário, inspirada na música “É preciso que eu diminua” de Samuel Úria. Com recurso à Inteligência Artificial, os participantes criaram em conjunto uma planificação de aula, explorando como estas novas ferramentas podem apoiar a criatividade e renovar a prática pedagógica.
Seguiu-se a apresentação do Plano Anual de Atividades, oportunidade para sintonizar propósitos e fortalecer o trabalho conjunto que se prolongará ao longo do ano letivo e pastoral.
O encontro terminou à mesa, num convívio fraterno onde se renovaram laços de amizade e comunhão, num ambiente marcado pela simplicidade, alegria e esperança.
Cada docente regressou à sua escola com o entusiasmo renovado e com a certeza de que a missão de ensinar EMRC é também um caminho de testemunho e esperança.”
Diocese de Vila Real Diocese de Vila Real