Advento, caminho de Esperança,
que nos conduz à Luz!
O Tempo do Advento é um período riquíssimo na liturgia, consagrado à oração e à preparação espiritual para o mistério do Natal do Senhor: a nossa Esperança.
Ao longo destas quatro semanas, somos convidados a caminhar como Igreja diocesana e a mergulhar neste clima de vigilância, de conversão e de esperança, cultivando a espiritualidade de uma comunidade que caminha unida em direção à plenitude da Salvação.
Ao chegar ao término deste ano dedicado à oração, deixemo-nos transformar, e percorramos juntos um caminho de Esperança em direção a este grande mistério da Incarnação do nosso bom Deus e Senhor Jesus Cristo que assume a nossa humanidade para nos redimir e salvar.
Para alimentar este fogo na Esperança que nunca engana, somos interpelados a acender uma vela a cada domingo, em cada Igreja doméstica e a levar a esta mesma luz às nossas comunidades dominicais, onde a cada semana renovamos o nosso compromisso de comunidade eclesial que caminha em direção à verdadeira Luz, o verdadeiro e divino Infante que irrompe no meio escuridão da noite, a verdadeira Luz do Mundo.
Para melhor viver este tempo devemos construir uma coroa de Advento, em formato circular, isto é, sem princípio nem fim, apontando para eternidade que o próprio Jesus Cristo nos abre com o seu nascimento. As velas desta coroa devem ser de cor branca e, por fim, os ramos verdes que remetem para a esperança cristã –– a esperança no Senhor que se aproxima, que sai da eternidade para entrar na história.
Façamos juntos este caminho, e que os ardentes apelos do grande Profeta, as exortações do Precursor, e a intercessão da santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição, nos preparem para celebrar o nascimento do Salvador, com o amor ardente que os extasiava perante a realização do plano divino de salvar o mundo.
Entre os elementos pedagógicos mais populares que dão um sentido cristão à espera do Natal está a Coroa de Advento.