Dia do Consagrado em Vila Real

No passado Domingo, dia 2 de fevereiro, a Igreja celebrou a Festa Litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, o primeiro consagrado. A CIRP Regional de Vila Real quis aproveitar a oportunidade de ter calhado ao Domingo para celebrar a alegria da consagração juntamente com o povo de Deus da paróquia de S. Pedro, em Vila Real, na eucaristia dominical da tarde.

A celebração foi presidida pelo bispo da diocese, D. António Augusto, e concelebrada por três dos franciscanos que servem a paróquia.

Estiveram presentes religiosas das várias congregações que exercem a sua missão evangelizadora na diocese, apesar das distâncias e dos muitos trabalhos e que se dedicam nas suas respetivas paróquias.

Ao princípio da tarde, no Colégio Moderno de S. José, houve um encontro com o senhor D. António. Através de umas breves reflexões, procurou-se relacionar o tema do dia do consagrado deste ano “Consagrados para Evangelizar” com o tema da “revolução da ternura”, tão querido ao nosso papa Francisco.

Antes de se dirigirem à Igreja Paroquial, os religiosos presentes, com o sr. Bispo, recitaram em conjunto a oração litúrgica de vésperas, na capela do Colégio de S. José, e renovaram, mais uma vez, a sua consagração ao Senhor.