Comunicado do Conselho de Presbíteros – Outubro 2023

No retomar de um novo ano pastoral 2023-2024, realizou-se, no dia 18 de outubro, a reunião ordinária do Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real. O tema central foi a pastoral da juventude no pós JMJ.

«Recomeçar com esperança e sem medo» foram as palavras introdutórias de Sua Excelência Reverendíssima, D. António Augusto Azevedo. Dirigindo-se aos conselheiros, apelou a que os presbíteros desta diocese também recomecem a vida pastoral com uma esperança radicada na renovação da vida espiritual, conseguida na fraternidade sacerdotal e na comunhão com o povo de Deus que lhe está confiado.

Os conselheiros presentes procuraram informar o bispo diocesano da avaliação feita nos diferentes arciprestados, sobre a pastoral da juventude, no decorrer da JMJ. Todo o processo que conduziu ao grande evento da JMJ Lisboa 2023 foi marcante na Igreja Portuguesa e também na Diocese de Vila Real e suas comunidades. Desde a chegada dos símbolos, à receção dos peregrinos nos Dias na Diocese, até à participação em Lisboa, houve uma grande colaboração, não só das estruturas eclesiais, mas também o envolvimento e empenho das câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições de solidariedade social, assim como as forças de segurança, de saúde e de proteção civil.

Feita a avaliação, o olhar colocou-se no futuro. Todas as estruturas criadas, bem como as experiências e as vivências, hão-de pautar a pastoral com os jovens nos próximos tempos. Todo o trabalho realizado, como a riqueza manifestada pelos jovens, devem ser vistas pela Igreja como uma oportunidade para a renovação da pastoral juvenil na diocese.

O conselho presbiteral deixou bem patente, que à Igreja diocesana se colocam desafios de um novo dinamismo de comunicação com os jovens, uma proposta mais séria de espiritualidade e acompanhamento. É hora de os jovens serem os grandes protagonistas da pastoral juvenil, tendo espaço nas suas comunidades locais.

Antes de encerrar a sessão, o bispo informou o conselho sobre o ponto de situação relativo ao futuro do edifício do seminário. Quanto ao Dia da Diocese, dado que coincidiria com o Congresso Eucarístico Nacional, o conselho foi de opinião que deveria ser substituída por uma Peregrinação a Fátima no mês de outubro.

«Caminhar juntos, renovar a esperança» é o lema para os próximos anos da vida pastoral desta diocese de Vila Real.

Secretariado do Conselho Presbiteral