Comunicado – Conselho Presbiteral – Maio 2023

Decorreu, no dia 31 de maio, na Casa Diocesana do Clero, a reunião ordinária do Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real. O tema central desta sessão foi sobre as associações de fiéis.

A reflexão sobre este tema vem na continuidade do último Conselho Presbiteral, que se debruçou sobre a formação e o papel dos leigos e insere-se no desenvolvimento deste caminho sinodal que toda a Igreja está a fazer.

Depois da introdução feita pelo bispo diocesano, o debate começou com uma apresentação feita pelo Pe. Sérgio Dinis, sobre as pessoas jurídicas na Igreja e uma explicação da diferença entre as associações públicas e as associações privadas de fiéis, conforme o Código de Direito Canónico.

Os conselheiros elencaram as várias associações existentes na diocese, umas mais antigas, outras mais recentes, bem como a sua missão e o serviço desempenhado. Referiram a situação atual em que se encontra cada associação, a pertinência de algumas novas que estão a surgir e que estão a ter uma implementação muito importante na diocese, uma vez que respondem aos novos desafios que o mundo de hoje apresenta à Igreja.

O senhor D. António Augusto Azevedo manifestou o apreço pelo trabalho desenvolvido pelos membros de todas as associações de fiéis, ao nível das várias paróquias e santuários da diocese, e deixou uma interpelação sobre a oportunidade pastoral de revitalizar algumas destas associações e até de criar novas para dar resposta às necessidades atuais.

Nas suas palavras finais, o senhor bispo apelou aos sacerdotes presentes a não desperdiçar a oportunidade de participação na Jornada Mundial da Juventude, incentivando também os jovens. Destacou, ainda, a necessidade das paróquias e arciprestados, através das famílias, acolherem bem os jovens que chegarão de outros países.

A encerrar a sessão, os conselheiros deram ainda algumas sugestões para o Plano Pastoral do próximo ano.