No passado dia 23 de janeiro, a Capela da Santa Cruz, Paróquia de Sagrada Família, recebeu a habitual Oração de Taizé, que costuma realizar-se na primeira sexta-feira de cada mês, desta vez inserida na semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O momento de encontro e oração contou também com a presença da Comunidade Ortodoxa Ucraniana de Chaves, que estão a viver momentos de grande dificuldade no seu país de origem.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026, convida a recorrer à “herança cristã partilhada e a aprofundar a comunhão em Cristo”. ‘Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados a uma só esperança – a da vossa vocação’, da carta de São Paulo aos Efésios (4:4), é o tema desta semana especial.
Durante este momento de oração, reflexão e silêncio, foram feitos pedidos pela paz e pela defesa do ecumenismo, elevando-se as preces pelo fortalecimento dos laços de fraternidade e compreensão entre os cristãos de diferentes Igrejas e comunidades cristãs. Inspirada nos cânticos meditativos característicos de Taizé, uma comunidade com um forte carisma ecuménico, a assembleia foi convidada a meditar sobre o valor e os gestos da oração pela unidade dos cristãos e pela paz.
No final, o Pe. Adão Moura, destacou a importância da oração e da Palavra de Deus como sinal de unidade entre os cristãos, recordando que “é sempre mais forte aquilo que nos une do que aquilo que nos separa”. O pároco, Pe. José Banha lembrou, por sua vez o carácter ecuménico da comunidade de Taizé, que recebe jovens de várias confissões religiosas e aproveitou para convidar a comunidade Ortodoxa Ucraniana de Chaves a juntar-se todos os meses aos jovens do arciprestado neste momento de oração pela paz e unidade dos cristãos.
Ana Fernandes
Diocese de Vila Real Diocese de Vila Real