Movimentos laicais na diocese de Vila Real de 1922 a 1962

Dando seguimento às conferências do centenário “aprofundar as raízes”, a diocese de Vila Real dá a voz aos leigos na 4ª conferência da série, com o título “movimentos laicais na diocese de Vila Real de 1922 a 1962”. Inicialmente prevista para a cidade da Régua, também desta vez, será exclusivamente pelos meios telemáticos diocesanos. Realiza-se no próximo dia 14 de maio, às 21h00, com transmissão em direto e acesso gratuito.

Desde o século XIX, os Papas incentivaram a fundação de novas associações de leigos e a reorganização das mais antigas. Já no século XX, para além de espaços onde os cristãos exercitavam a fé e a caridade, estas associações tornaram-se também um lugar de militância, que permitiu aos leigos assumirem um papel de maior relevo no quotidiano, dilatando as fronteiras de intervenção da Igreja na sociedade. Passaram a coexistir na Igreja dois modelos de cristãos: o paroquiano exemplar e o cristão militante.

Reconquistar a sociedade, cada vez mais secularizada, para o Reino de Cristo foi um objetivo anunciado pelo Papa Pio XI. Em fiel cooperação com os seus pastores, pedia-se aos leigos um papel ativo no apostolado.  Se, por um lado, se valorizava o culto mariano reforçando a dimensão afetiva e maternal do lar cristão, surge também um vocabulário mais viril, até mesmo nas associações femininas, como foi o caso da Legião de Maria, fundada em 1921 na Irlanda.

A diocese de Vila Real surgiu neste contexto eclesial.

Paulatinamente, viriam a ganhar protagonismo muitos leigos inseridos em várias organizações estruturadas. Conforme a vocação de cada uma delas, contribuíram para o surgimento de um novo rosto e dinamismo da Igreja local.

Destacaram-se algumas delas: Apostolado da Oração, Mensagem de Fátima, Ação Católica, Corpo Nacional de Escutas, Legião de Maria, entre outras.

Qual foi o papel destas associações laicais? Como se estruturaram? Qual foi o alcance das suas atividades? Que figuras se destacaram?

Moderador: António Francisco Caseiro Marques
Data: 14 de maio, 21h00
Link: http://us02web.zoom.us/j/81017930951

Acesso gratuito, sem inscrição prévia, na plataforma Zoom, bastando inserir a chave: 810 1793 0951. Pode também ser seguida pelo Facebook da Diocese e pelo canal Youtube.

14 Maio 2021

Time