Assembleia Sinodal Arciprestal em Vila Real

No passado dia 18 de abril de 2026, realizou-se, no Seminário de Vila Real, uma Assembleia Sinodal Arciprestal que reuniu a equipa sinodal diocesana e os representantes das paróquias do Arciprestado do Centro I que corresponde aos concelhos de Vila Real e Sabrosa.

Este encontro contou com a participação de sacerdotes, leigos e leigas provenientes das diversas paróquias, representantes ao Conselho Pastoral Diocesano, bem como representantes de congregações religiosas e diferentes serviços e áreas pastorais, refletindo a diversidade de idades e sensibilidades eclesiais presentes no Arciprestado.

A iniciativa teve como principais objetivos promover a comunhão entre as paróquias e as várias realidades pastorais, exercitar o método sinodal da escuta do Espírito — através da oração, do silêncio e da escuta mútua — e discernir desafios, apelos e prioridades pastorais comuns. Procurou-se, assim, contribuir de forma concreta para implementação do caminho sinodal iniciado em 2021.

Ao longo do encontro, os participantes organizaram-se em grupos de trabalho, nos quais refletiram e apresentaram contributos orientados para a vivência e aplicação da sinodalidade nas comunidades paroquiais e nas estruturas diocesanas.

Os contributos recolhidos nesta assembleia serão agora sintetizados pela equipa responsável e posteriormente enviados à equipa sinodal diocesana, para serem tidos em conta no processo de discernimento e no planeamento pastoral da Diocese de Vila Real.

Este momento constituiu uma expressão concreta do caminho sinodal em curso, reforçando o compromisso de uma Igreja que caminha unida, escuta e discerne em conjunto os desafios do presente e as exigências da sua missão.

Mariana Rocha

 

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.