Visita Pastoral à Paróquia de Vale de Nogueiras

A Visita pastoral do Bispo da nossa Diocese, Sr. D. António Augusto, aconteceu finalmente durante os dias 3, 4 e 5 de Fevereiro! Esteve programada e anunciada por duas vezes, mas infelizmente pela pandemia que vivemos só aconteceu à terceira! Foram muito mais que três dias de encontro festivo! Desde o anúncio, à elaboração do programa que houve um interesse e compromisso das diferentes aldeias, grupos paroquiais, Centro Social e Paroquial, Junta de freguesia e demais associações em participar e dar o seu melhor para viver o encontro com o nosso Bispo. Coincidiu com a festa de N.ª Sr.ª do Rosário o que deu ainda mais intensidade a estas celebrações.

A visita iniciou-se na sexta-feira às 12h na Igreja Paroquial situada no Assento com o acolhimento de alguns membros da comunidade, o Sr. Presidente da Junta, o Sr. Pe. Horácio originário desta comunidade, o Sr. Pe. Taveira que ajuda nas celebrações e o Pároco. Seguiu-se o almoço no Centro Social e Paroquial de Vale de Nogueiras que celebrava 21 anos de existência e contou com a presença de utentes, membros da direção, colaboradoras, representação das entidades locais e alguns convidados. Continuamos a visita com um encontro com a história milenar destas terras no santuário de Panoias seguindo a proposta do Dr. Orlando que nos acompanhou e apresentou este local único. No Monte Clamor o Sr. D. António teve a oportunidade de visitar este local de devoção que une toda Paróquia e tem uma esplêndida vista sobre toda a região. De seguida fomos acolhidos pela União da Junta de freguesias. Concluímos o dia com um encontro com a comissão fabriqueira e demais responsáveis das Capelas e grupos paroquiais para uma tertúlia sobre a história da paróquia e perspetivas de futuro. O Sr. D. António concluiu com algumas notas e desafios.

No Sábado dia 4 de Fevereiro a manhã foi dedicada a visitar todas as aldeias desta paróquia: Vale de Nogueiras, St.ª Marta, Carvas, Carro Queimado, Galegos e Ludares. Foram todas únicas e muito participadas, destacando todos os gestos de acolhimento, o momento de oração, de assinatura do quadro com a cruz do centenário, a visita a alguns doentes e a uma família de acolhimento de idosos. O almoço foi em Ludares com representantes das comunidades.

Ao início da tarde vivemos o ofício de defuntos na Igreja Paroquial inserido nas celebrações de Nª Srª do Rosário ao qual se seguiu a procissão e oração no Cemitério paroquial. Às 16h vivemos no Centro Pastoral o encontro com as crianças da catequese e os jovens que se prepararam para o Crisma. As catequistas apresentaram uma dinâmica que nos envolveu a todos, inclusive o Sr. D. António que colocou a última peça (a chama) de um puzzle que representava a vela. Chamados a ser luz, velas acesas que se gastam e passam o fogo do Amor que Jesus nos ensina. Uma imagem que fala por si e que relacionamos com os Pastorinhos de Fátima, a quem é dedicado o Centro Pastoral, imagem de velas que se acenderam e não mais se apagaram! Houve ainda um encontro com os crismandos e a visita aos grupos de catequese reunidos nas salinhas. Concluímos com um lanche preparado pelos pais e catequistas para todos.

No Domingo vivemos a conclusão da Visita Pastoral com a procissão em honra de N.ª Sr.ª do Rosário (uma parte realizada antes da missa e outra depois) e a Confirmação de 38 jovens. Com a presença da Banda de Mateus, do grupo de bombos de Constantim, dos Ranchos Folclóricos (de Vale de Nogueiras, Carro Queimado e Ludares) dos estandartes dos padroeiros de todas as Capelas, grupo coral, acólitos e muitos fieis que desejaram viver esta celebração que foi longa mas que permanece pelo Espírito que a todos uniu.

Acreditamos que o que vivemos e celebramos já foi uma graça grande desta visita pastoral que não cessará de dar frutos. Bem-haja a todos os que se deram um bocadinho mais para que tudo corresse tão bem, bem-haja ao Sr. D. António Augusto, que pela sua presença tão cordial e próxima, deixa marcas de uma Igreja acolhedora e aberta a todos.

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.