Últimas Notícias

Visita Pastoral à paróquia de Murça

O senhor Bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto, foi acolhido na paróquia de Santa Maria Maior de Murça entre os dias 07 e 10 de março de 2024, em ambiente festivo, simpático e caloroso pelos seus habitantes. Durante estes dias, a comunidade paroquial deu a conhecer com entusiasmo a sua maior riqueza: as suas gentes, histórias e instituições.

A visita pastoral é uma ação apostólica que reflete a atitude de Jesus Cristo no encontro com o povo. É uma oportunidade singular para o bispo conhecer a realidade das paróquias e comunidades, animar os fiéis, reavivar a comunhão eclesial e fomentar o diálogo com instituições e movimentos da sociedade civil. Assim, o primeiro encontro ocorreu nos Paços do Concelho, com destaque para a calorosa receção do Presidente da Câmara Municipal, Mário Artur Lopes, e restante Executivo, além de António Ribeiro, Presidente da Assembleia Municipal, onde o Bispo começou por enaltecer o povo de Murça como “terra de boa gente”.

Ao visitar a Junta de Freguesia, D. António Augusto abordou os desafios demográficos, reconhecendo o significativo papel da vila na população do concelho e expressando gratidão pela colaboração da Junta de Freguesia com a Paróquia.

Na Adega Cooperativa de Murça, destacou a importância da comunidade na promoção de produtos, especialmente os renomados vinhos das Caves de Murça, instando os murcenses a defender e publicitar com orgulho os seus notáveis produtos, consolidando assim a reputação da região como produtora de vinhos de excelência.

Na Cooperativa Agrícola dos Olivicultores Murça, foi envolvido por uma experiência sensorial única ao encantar-se com os novos produtos em homenagem ao Marquês Valle Flor e ao herói Milhões, que projetam a história e tradição locais.

A visita incluiu um momento festivo com a Banda Marcial de Murça, onde D. António Augusto reconheceu o seu papel cultural e comunitário, reforçando a importância da música na expressão artística e na promoção da união das pessoas.

A visita pastoral a uma paróquia representa um autêntico período de graça para a comunidade e instituições, deve proporcionar um momento especial de encontro e diálogo com o Bispo e a visita à Santa Casa da Misericórdia de Murça destacou nitidamente essa dinâmica, sendo uma oportunidade singular e um tempo de graça para estar e dialogar com D. António Augusto. O ápice da visita foi marcado pela celebração da Eucaristia, seguida por um jantar convívio com os utentes. Ao início da noite, na Igreja Matriz, durante o encontro com os Cursilhistas, inspirou-se na simbologia do rosto de Cristo, e destacou o valor da presença, palavra e testemunho na construção coletiva de uma comunidade mais coesa e unida.

No segundo dia, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Murça, D. António Augusto ouviu as preocupações manifestas pela Direção e evidenciou a importância da escola no desenvolvimento integral da pessoa humana. De seguida, na visita à Escola Profissional de Murça, depois de ter sido feita uma breve resenha historial daquele estabelecimento de ensino, abordou a relevância das escolas profissionais e a troca cultural entre alunos da região e dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

A cerimónia de Dedicação e Bênção do altar da Capela da ERPI – Monte Joana, foi presidida pelo D. António Augusto, que durante a homilia, à luz da liturgia, reiterou diversas vezes a importância do amor a Deus e ao próximo. No fim, elogiou o projeto da capela como valiosa contribuição para os utentes daquela instituição.

D. António Augusto visitou o posto territorial da GNR de Murça, interagindo com os membros e reconhecendo as suas preocupações, nomeadamente, em relação à violência doméstica.

No terceiro dia, foi acolhido afetuosamente pelos moradores das capelas de S. Sebastião, Santa Rita, S. Tiago e S. Domingos, onde teve a oportunidade de ouvir histórias e de rezar pela comunidade e por aqueles que já partiram para o Pai.

Na visita à casa de Acolhimento de Idosos de Murça, do lugar do Prado, levou conforto aos utentes, destacando a importância do cuidado e da empatia, essenciais ao seu bem-estar.

Na interação com os Bombeiros Voluntários de Murça foi abordada a situação económica da corporação, e D. António Augusto expressou palavras gratificantes relativas à sua ação.

Durante a reunião com os membros dos movimentos apostólicos (catequistas, escuteiros, oficinistas, zeladores do Apostolado de Oração e comissão de Festas de Murça), os grupos litúrgicos (leitores, acólitos, ministros extraordinários da comunhão, grupo coral, zeladores dos altares) e os jovens crismandos, D. António Augusto patenteou a importância da partilha para fortalecer os laços espirituais, ressaltando a contribuição vital de cada movimento para a missão da igreja local.

Ao terminar a sua visita pastoral à Paróquia de Murça no domingo, D. António Augusto foi recebido festivamente pela Banda Marcial de Murça junto à Igreja Matriz de Murça, que enalteceu o momento com algumas das suas músicas, além da comunidade paroquial. O presidente da Assembleia Municipal proferiu palavras de agradecimento e de reconhecimento ao nosso Bispo e ao Pároco, seguiu-se a Eucaristia dominical, onde dez jovens crismandos receberam o Sacramento da Confirmação. A Eucaristia terminou com uma mensagem de gratidão às gentes, instituições e ao senhor Bispo, pelo Pároco, padre Sérgio Dinis. D. António Augusto, no encerramento, transmitiu uma mensagem de esperança, enfatizando o papel da comunidade e a necessidade do envolvimento de todos. O momento foi seguido de um almoço convívio na sede dos escuteiros.

O calor humano sentido nestes dias nas pessoas e instituições visitadas reflete bem o apreço com que a comunidade da paróquia de Murça acolheu D. António Augusto. O Bispo, por sua vez, manifestou disponibilidade e agradeceu a forma calorosa e simpática como foi recebido por estas gentes que tão bem sabem acolher. A comunidade de Murça expressa profundo agradecimento ao Senhor Bispo, D. António Augusto de Oliveira Azevedo, pela sua presença, carinho e proximidade, reconhecendo-o como o verdadeiro representante de Jesus.

 

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.