Visita Pastoral à Paróquia de Mateus

A paróquia de Mateus recebeu com alegria a visita do Sr. D. António Augusto Azevedo, nos dias 12, 13, 15 e 16 de outubro de 2022.

A ocasião em que esta visita foi realizada, teve a particularidade de acontecer num tempo de grande significado, a comemoração do Centenário da Diocese de Vila Real, o caminho da sinodalidade que nos é apontado pelo Papa Francisco, para uma Igreja renovada e termos recebido na Paróquia e na Igreja de Mateus os símbolos da JMJ.

A visita pastoral teve ainda como momento alto, no dia 15, sábado, a Confirmação na Fé de 41 jovens.

Previamente o Sr. D. António teve a oportunidade de reunir com os confirmandos e suas famílias.

Reuniu também com as catequistas e com as crianças dos diferentes catecismos, que tiveram a oportunidade de dialogar com o Sr. D. António.

A visita iniciou-se com uma oração no cemitério de Mateus, rezando por todos os paroquianos ali sepultados e também pelos sacerdotes que ali repousam, Monsenhor Jerónimo Teixeira de Figueiredo Amaral, Pe. Norberto Pires Portelinha, Pe. José da Silva Faceira e Pe. Joaquim Inácio Ribeiro.

Seguiu-se a visita ao Centro Social e Paroquial de Mateus nas suas três unidades, LAR E CENTRO DE DIA, CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA e UNIDADE DE GRANDES DEPENDENTES. Durante a visita, o Sr. D. António teve oportunidade de avaliar a obra social, de se inteirar do seu funcionamento e dos constrangimentos existentes. De seguida foi servido o almoço.

Houve ainda uma visita à empresa SOGRAPE, onde o Sr. Bispo foi recebido pela delegação local e pelos proprietários da empresa que se deslocaram da sede da mesma em Vila Nova de Gaia a Vila Real para esta recepção.

O Sr. D. António foi também recebido para uma sessão de cumprimentos na Junta de Freguesia de Mateus.

Salienta-se o encontro com o Grupo Neocatecumenal com um momento de celebração da Palavra.

Houve ainda a oportunidade de visita à Capela de S. Isidro, em Abambres, um dos Santos Padroeiros da Paróquia que é celebrado em festa no terceiro fim de semana de Agosto.

O Sr. D. António visitou uma doente da nossa paróquia, acamada há vários anos, um exemplo de resiliência perante a doença e o sofrimento que a todos motiva.

O Sr. Bispo reuniu com o Conselho Pastoral Paroquial e posteriormente seguiu-se um jantar de confraternização com todos os elementos.

No sábado, dia 15, o Sr. Bispo reuniu com a Comissão da Fábrica da Igreja de Mateus, onde se inteirou da sustentabilidade, dificuldades e projectos da paróquia.

A visita às instalações do Abambres Sport Club decorreu em ambiente de festa, com convívio agradável, um lanche e num gesto simpático foi oferecido ao Sr. Bispo um cachecol e uma camisola do Club.

Houve ainda visita, com almoço, na Casa de Mateus.

Visitou também a sede do agrupamento 708 e reuniu com os dirigentes do referido agrupamento.

No domingo, dia 16, foi o acolhimento ao Sr. D. António Augusto no adro da Igreja de Mateus, com toda a paróquia, onde foi recebido em ambiente festivo, animado pelo Grupo de Bombos Trovadores da Raia, Grupo de Bombos Explosão de Abambres a que se juntou o Agrupamento 708.

Após este momento, com os protocolares discursos de boas vindas, seguiu-se com toda a solenidade a Eucaristia, na Igreja de Mateus, onde os escuteiros do Agrupamento 708 cantaram com alegria e fervor os cânticos litúrgicos.

Seguiu-se um almoço convívio na Quinta de Santo António, em Mateus, onde todos puderam confraternizar com o nosso Bispo.

A visita pastoral à Paróquia de Mateus, do Sr. D. António foi um momento que nos fortaleceu para um caminhar em comunhão de fé e oração, dando-nos a força de sermos uma Igreja sem medo de ser missionários a anunciar o Evangelho.

A visita foi marcada por um trabalho intenso que foi evidenciado por todos os movimentos, foram momentos de fraternidade, de escuta, de partilha, comunhão e reflexão.

Foi com certeza um momento de Graça para a Paróquia de Mateus.

Sigamos o lema “Frutificar com Alegria”!