Terminou a Peregrinação os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude na Diocese de Vila Real

Na manhã do dia 1 de outubro os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 partiram para a diocese do Porto ao fim de 28 dias em peregrinação pela diocese de Vila Real.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani” foram entregues no cais da Régua à diocese do Porto, sendo transportada através de um barco rabelo, pelas águas do rio Douro, até à Sé do Porto.

Na celebração de envio contamos com a presenta dos bispos das duas Dioceses, D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, e D. Manuel Linda, bispo do Porto. Estiveram também os bispos auxiliares do Porto, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, o padre Filipe Diniz, coordenador da peregrinação dos símbolos da JMJ, bem como clero, jovens e adultos que celebraram o encerrar desta grande peregrinação e a entrega dos Símbolos à diocese irmã.

Vários foram os jovens e demais população que se juntaram nesta peregrinação. Como Maria levantaram-se e partiram apressadamente!

Nos 26 dias da peregrinação dos Símbolos pela diocese muitas foram as experiências que a juventude de idade e de espírito vivenciaram. Momentos de alegria, comunhão e fé tendo em suas mãos algo raro e valioso como é a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora “salus populi romani”.

Tudo não seria possível sem o envolvimento de todas as entidades de segurança, os diversos municípios, as instituições, escolas, grupo de jovens, grupo de escuteiros, sacerdotes e todos aqueles que vieram até eles apenas tocando-os ou demonstrando a sua fé.

Depois de uma pandemia, toda a diocese está agora sensibilizada para continuar a trabalhar e organizar uma participação viva, dinâmica e original na JMJ Lisboa’23.

Continuaremos a ser peregrinos com originalidade, juventude e fé em Jesus Cristo e sua mãe Maria.

Sara Monteiro