Últimas Notícias

Saudação ao senhor D. António Marto

Meu caro D. António Marto, Eminentíssimo Cardial Eleito da Santa Igreja Romana!

Em nome da Diocese de Vila Real, onde nasceste, cresceste, estudaste e serviste, comodistinto formador de sacerdotes e leigos, que tanto te admiram, venho felicitar-te e dizer que a notícia foi recebida, com gratidão e enorme júbilo, entre nós. Ainda ontem, por ocasião dos Crismas, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, onde foste ordenado bispo, a 11 de Fevereiro de 2001, estando também presente o nosso conterrâneo bispo D. António Montes Moreira, ao comunicar, no início da Eucaristia, aos fiéis e aos sacerdotes a notícia, todos rejubilaram, rezaram por ti e continuam a associar-se à alegria geral da Igreja Diocesana, que te preza, te admira e te deseja os melhores êxitos e a protecção de Deus, no serviço, que és chamado a prestar à Igreja e ao nosso querido Papa Francisco, como Cardeal da Santa Igreja Católica e Romana.

Recordo, com reconhecida gratidão, e agradeço a Deus o nosso passado comum, nas aldeias contíguas, onde nascemos, no Seminário de Vila Real e em Roma e recordo, com afecto e reconhecimento o teu pai e a tua querida mãe, professora, em Tronco, que me examinou, na terceira classe. Ao analisar o teu percurso e ascensão apraz-me concluir, em género de oração e exortação litúrgica, pedindo ao Senhor que se digne completar o que em ti começou.

Muitos me pedem para te saudar, muitos se sentem orgulhosos do transmontano que o Senhor chamou a servir em Leiria – Fátima e o Papa Francisco, agora, chamou a servir mais de perto, pedindo-te redobrado conselho, fidelidade e intervenção, simbolizadas na púrpura que não é teatro de vaidades, mas convicto testemunho até ao martírio.

Meu caro Cardeal Eleito António Marto, que Deus te proteja, te defenda e ilumine.

Saúda-te, com muito afecto e enorme jubilo, o bispo irmão e amigo, juntamente com os amigos Padres, Diáconos, Religiosos e Fiéis deste recanto transmontano, para cá do Marão, onde recebeste a vida e a fé, junto com o leito materno e os ares destas terras.

Vou tentar equacionar a possibilidade de estar contigo, em Roma, dia 29 de Junho.

Crê-me sempre amigo e dedicado, em Cristo.

+ Amândio José Tomás, bispo de Vila Real

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.