Peregrinação da Imagem da Sagrada Família

Decorreu ontem, dia 29 de dezembro, na Igreja da Sagrada Família, em Chaves, a bênção da imagem da Sagrada Família que irá percorrer toda a diocese de Vila Real.

D. António Augusto Azevedo colocou os jovens e as famílias como as grandes prioridades pastorais. Em resposta a este apelo, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar propõe-se organizar o Dia Diocesano da Família que ocorrerá em abril. Todavia, mais do que organizar um evento, importa gerar processos que nos conduzam por novos caminhos na fidelidade ao Evangelho e à Missão que Cristo nos confia ao serviço do seu povo santo.

Esta imagem foi apresentada ao bispo diocesano por um casal do secretariado como sinal motivador e congregador, a fim de passar por todos os arciprestados e reunir todas as famílias nesta Sagrada Família.

A pastoral familiar tem hoje uma importância central na vida e ação das comunidades cristãs, pois foram muitas e grandes as mudanças que se deram na sociedade e na Igreja. A família precisa, como nunca, de ser evangelizada e de encontrar os fundamentos da sua vocação segundo o plano de Deus.

A Sagrada Família «é o primeiro modelo da igreja no qual em torno da presença de Jesus e por sua mediação, todos vivemos a relação filial com Deus, que transforma também as relações interpessoais» (Bento XVI).

O programa de cada arciprestado será publicado nas redes sociais e na página da diocese.

Programa:

Arciprestado – Douro II (Alijó e Murça)
– 23. Fev. / 14h – Celebração do acolhimento (Igreja de Alijó)
– 23-24. Fev. (manhã) – Alijó / Sanfins do Douro / Vilar de Maçada
– 24. Fev. (tarde) e 25 – Castedo, Cotas e Favaios
– 26. Fev. – S. Mamede de Ribatua
– 27. Fev. – Pinhão
– 28-29. Fev. (manhã) – Carlão, Pegarinhos, S. Eugénia, Sobreira e Vila Chã
– 29. Fev. (tarde) e 01. Mar. – Fiolhoso, Pópulo, Ribalonga e Vila Verde
– 02-03. Mar. – Jales
– 04-05. Mar. – Noura e Candedo
– 05. (tarde)-06. Mar. (manhã) – Jou, Palheiros e Valongo de Milhais
– 06. (tarde)-08. Mar. – Murça
08. Mar. / 11h – Celebração do envio (Igreja de Murça)

*Segue para o Arciprestado do Douro I (Mesão Frio, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião) dia 8 de março.

Arciprestado – Baixo Tâmega (Mondim de Basto e Ribeira de Pena)
– 09.02. – Celebração de acolhimento na Igreja de Mondim de Basto
– 09-16.02. – Igreja de Mondim de Basto
– 16.02. – Celebração Arciprestal das Famílias na Igreja de Mondim de Basto
– 16-19.02. – Igreja de Cerva
– 19.02. / 10h30 – Capela das Almas em Cerva: envio da imagem para a igreja matriz do Salvador
– 19-23.02. – Igreja Matriz do Salvador em Ribeira de Pena

*Segue para o Arciprestado do Douro II (Alijó e Murça) dia 23 de fevereiro.

Arciprestado – Centro II (Vila Pouca de Aguiar)
26.01. / 16h – Celebração de acolhimento
01.02. / 18h – Celebração arciprestal
03-07.02. / 18h – Recitação do terço
03-07.02. / 18h30 – Celebração da Eucaristia presidida por um sacerdote do arciprestado
08.02. / 17h – Concerto-oração com a Ir. Maria Amélia Costa e Mendigo de Deus
08.02. / 18h – Celebração do envio

A imagem peregrina da Sagrada Família ficará o tempo todo na igreja paroquial de Vila Pouca de Aguiar.

*Segue para o Arciprestado do Baixo Tâmega (Ribeira de Pena e Mondim de Basto) dia 8 de fevereiro.

Arciprestado – Barroso (Montalegre)
Montalegre – 12 a 16 de janeiro
Vilar de Perdizes – 16 a 17 de janeiro
São Vicente – 17 a 19 de janeiro