No passado sábado, dia 11 de maio, o Sr. Bispo, D. António Augusto, nomeou 32 novos ministros extraordinários da comunhão para servirem as comunidades paroquiais do Arciprestado da Terra Fria, pertencente ao concelho de Montalegre.
Os novos ministros realizaram a formação durante as quatro quintas-feiras da Quaresma, em Salto, sob a orientação do Secretariado Diocesano da Liturgia de Vila Real.
No contexto das visitas pastorais do Sr. Bispo a este arciprestado, iniciadas neste tempo Pascal e que se estende até ao final do mês de outubro, a nomeação destes nossos Ministros manifesta a importância cada vez maior dos leigos na ação da igreja, de modo particular no aspeto caritativo, pois a Eucaristia pode assim estender-se até aos mais frágeis, doentes e idosos, das comunidades e fazê-los sentir que são parte integrante da igreja que se reúne a cada domingo na igreja paroquial. Manifesta também o caminho pastoral que se vai fazendo em conjunto no Arciprestado.
O Sr. D. António, na celebração, manifestou a sua alegria pelos novos ministros extraordinários da comunhão e realçou a importância dos ministérios laicais, de modo especial este serviço Eucarístico de levar a comunhão aos doentes, adorar o Santíssimo Sacramento e dar a comunhão nas eucaristias. São a manifestação do protagonismo cada vez maior que os leigos devem assumir nas comunidades, de modo especial onde a população está distante geograficamente, que é cada vez menos e está mais envelhecida. Terminou dizendo que estes ministros são sinal de esperança nas suas comunidades.