Jornada Pastoral do clero da Diocese de Vila Real

“Bens culturais da Igreja: potencialidades e desafios”

VILA REAL, 29/06/2022

O clero de Vila Real participou numa Jornada Pastoral, que teve lugar no dia 29 de Junho, com início às 10h00, no Seminário Diocesano. Orientada pela Doutora Sandra Costa Saldanha, Directora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, esta acção de formação teve como título “Bens culturais da Igreja: potencialidades e desafios”.

O tema foi desenvolvido com base em três aspectos fundamentais: conservação, inventário e fruição. A oradora convidada deixou bem evidente o cuidado que deve merecer a preservação e o uso dos bens culturais que pertencem à Igreja e têm uma importância decisiva na sua acção pastoral e no diálogo entre a fé e a cultura.

Depois da reflexão apresentada, houve ainda espaço para o diálogo com todos os presentes. O senhor D. António Augusto Azevedo, Bispo da Diocese, concluiu a sessão com a sua palavra de Pastor, congratulando-se com a realização deste evento e prometendo para o futuro outras acções de sensibilização e formação sobre o património.

Pe. Manuel Coutinho, Vigário Episcopal do Clero