Fraternidade Sacerdotal da Diocese de Vila Real

No dia 1 de Dezembro de 2023, realizou-se, no Seminário de Vila Real, a reunião ordinária da Fraternidade Sacerdotal da Diocese de Vila Real.

A Fraternidade Sacerdotal é uma associação privada canónica de clérigos, ereta por Decreto Episcopal, a 22 de Dezembro de 1994. Teve a sua origem a 11 de junho de 1971, mas, será, a 1 de junho de 1990, que os sócios decidiram dar impulso maior à associação. Atualmente, conta com 44 associados, este ano entraram 2 novos membros e mais 2 manifestaram vontade em aderir, mas, já foram 120.

Nos seus estatutos, constam como os principais objetivos/fins, auxiliar/acompanhar os sacerdotes, que são membros, nas suas dificuldades económicas e espirituais, ao longo do seu ministério, até aos últimos dias das suas vidas.

Do trabalho realizado, ao longo dos anos, destacamos: o apoio económico aos sacerdotes com dificuldades económicas; auxílio em cuidados de saúde; edificação da “Casa do clero” oferecida à Diocese; pagamento de bolsas de estudo a seminaristas…

Na reunião Ordinária deste ano, foram apresentadas as contas anuais; deliberou-se sobre a cota anual e a jóia de inscrição para novos membros, assim como:

1. visitar dois membros da Fraternidade, da zona de Chaves, a 27 de Dezembro;
  2. pagar aos membros da fraternidade o retiro espiritual anual organizado pela Diocese;
  3. agendar-se o encontro de verão dos membros da Fraternidade Sacerdotal, com data e programa a definir.

A manhã terminou com a celebração da eucaristia, em sufrágio da alma dos sacerdotes falecidos.

Pe. Sérgio Tomé
Presidente