Dia da Diocese celebrado em Boticas juntou jovens dos vários arciprestados

O Dia da Diocese decorreu nos dias 3 e 4 de junho no concelho de Boticas, Arciprestado do Alto Tâmega, e marcou uma nova viragem e uma “ideia nova” nesta Comunhão com a Igreja Diocesana.

A presença dos jovens foi sem dúvida a grande novidade do tradicional festejo do dia diocesano e já uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude a realizar de 1 a 6 de agosto do corrente ano em Lisboa. Os temas abordados, a Vigília de Oração na Igreja de Nossa Senhora da Livração, o pernoitar no pavilhão, a visita às instituições, o interagir com outros jovens de diferentes comunidades marcaram uma bela preparação para o grande encontro de jovens do mundo inteiro com o Papa Francisco.

O plenário da manhã de domingo, dia 4, teve uma iniciativa de grande significado com a presença dos jovens: A libertação de uma Coruja que iria dar asas ao primeiro tema da proteção da natureza assente na Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco.

A “Economia” de Francisco mereceu também a exposição de uma bela conferência sobre a justa economia no mundo e tão perto de nós, diria mesmo em cada um de nós.

Os jovens tiraram as suas conclusões e inquietações sobre os temas abordados no dia anterior e num contexto da presença na Jornada Mundial em Lisboa ouvimos o testemunho incrível de alguém que esteve presente na Jornada Mundial da Juventude em Roma no ano 2000.

À tarde, a seguir ao almoço, como já é tradição, fica marcada pela celebração festiva da Eucaristia presidida pelo bispo da diocese. A presença de grande parte do clero diocesano assim como a maior parte das bandeiras das comunidades paroquiais expressa a unidade na diversidade. Os vários arciprestados e as diferentes comunidades revelam uma Igreja em comunhão. Tal como realçou D. António Augusto na sua homilia, o Dia da Diocese é momento de festa, de encontro e de partilha. É o grande momento de encontro com Cristo e com os irmãos provenientes dos vários quadrantes da Diocese.

Pe. Domingos Santos