Continuação do processo sinodal

No início de um novo ano, que todos desejamos de Paz, somos convidados a continuar e a aprofundar o processo sinodal na Igreja Diocesana de Vila Real, dando sequência ao pedido da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

Recordamos que no final da reunião de 5 de dezembro, os membros do Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos adotaram um Documento para o trabalho da Igreja Católica até à celebração da Segunda Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (outubro de 2024).

Tratam-se de orientações com um verdadeiro roteiro em que o aprofundamento da sinodalidade em chave missionária e o alargamento das experiências de sinodalidade a nível local são as pedras angulares sobre as quais as comunidades locais são chamadas a refletir, a partir do Relatório de Síntese adotado no final da Primeira Sessão da XVI Assembleia, a 28 de outubro. Como recordou o Santo Padre ao aprovar estas linhas de trabalho, «o Sínodo é sobre a sinodalidade e não sobre este ou aquele tema… O importante é como a reflexão é feita, ou seja, de forma sinodal».

Neste sentido, em ordem ao aprofundamento, somos convidados a promover uma reflexão centrada no tema da corresponsabilidade alargada na missão de todos os membros do Povo de Deus (cf. Relatório de Síntese, capítulos 8-12, 16 e 18).

A nova consulta deve envolver pessoas e grupos (párocos, organismos de participação, equipas sinodais, etc.) que exprimam uma variedade de experiências, competências, carismas, ministérios no seio do Povo de Deus e cujo ponto de vista seja de particular ajuda para focalizar o “como” crescer como Igreja sinodal.

Com vista ao alargamento das experiências de sinodalidade, devem ser promovidas novas iniciativas para crescer como Igreja sinodal em missão, com experiências de formação e escuta que envolvam também aqueles que até agora não foram tocados pelo processo, grupos que vivem em condições de pobreza e marginalidade social e imigrantes.

A reflexão, a partir, sobretudo, dos capítulos 8-12, 16 e 18 do Relatório de Síntese, deverá ser orientada pela questão fundamental: Como ser Igreja Sinodal em Missão?

A equipa sinodal da Diocese de Vila Real, após reunião com o sr. Bispo D. António Augusto Azevedo, preparou um guia de orientação (em anexo) e propõe o seguinte itinerário:

1. Leigos dos arciprestados animados pelos membros do conselho de pastoral – Até 18 de fevereiro.
2. Secretariados, movimentos e outras instituições – Até 18 de fevereiro.
3. Conselho Presbiteral (a preparar nas reuniões do clero de arciprestados) – 28 de fevereiro.
4. Assembleia Sinodal Diocesana – 25 de fevereiro (com a participação dos membros do Conselho Diocesano de Pastoral e outros elementos envolvidos no processo de escuta).

Os diversos grupos de trabalho deverão enviar as respetivas sínteses para: sinodo.diocese.vr@outlook.pt até ao dia 22 de fevereiro, e fazerem-se representar na assembleia diocesana de 28 de fevereiro. Cada síntese não pode exceder uma folha A5.

Guia para o Processo de Escuta
SinodoBispos_Relatório Síntese