Últimas Notícias

Comunicado do Conselho de Presbíteros – Outubro 2023

No retomar de um novo ano pastoral 2023-2024, realizou-se, no dia 18 de outubro, a reunião ordinária do Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real. O tema central foi a pastoral da juventude no pós JMJ.

«Recomeçar com esperança e sem medo» foram as palavras introdutórias de Sua Excelência Reverendíssima, D. António Augusto Azevedo. Dirigindo-se aos conselheiros, apelou a que os presbíteros desta diocese também recomecem a vida pastoral com uma esperança radicada na renovação da vida espiritual, conseguida na fraternidade sacerdotal e na comunhão com o povo de Deus que lhe está confiado.

Os conselheiros presentes procuraram informar o bispo diocesano da avaliação feita nos diferentes arciprestados, sobre a pastoral da juventude, no decorrer da JMJ. Todo o processo que conduziu ao grande evento da JMJ Lisboa 2023 foi marcante na Igreja Portuguesa e também na Diocese de Vila Real e suas comunidades. Desde a chegada dos símbolos, à receção dos peregrinos nos Dias na Diocese, até à participação em Lisboa, houve uma grande colaboração, não só das estruturas eclesiais, mas também o envolvimento e empenho das câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições de solidariedade social, assim como as forças de segurança, de saúde e de proteção civil.

Feita a avaliação, o olhar colocou-se no futuro. Todas as estruturas criadas, bem como as experiências e as vivências, hão-de pautar a pastoral com os jovens nos próximos tempos. Todo o trabalho realizado, como a riqueza manifestada pelos jovens, devem ser vistas pela Igreja como uma oportunidade para a renovação da pastoral juvenil na diocese.

O conselho presbiteral deixou bem patente, que à Igreja diocesana se colocam desafios de um novo dinamismo de comunicação com os jovens, uma proposta mais séria de espiritualidade e acompanhamento. É hora de os jovens serem os grandes protagonistas da pastoral juvenil, tendo espaço nas suas comunidades locais.

Antes de encerrar a sessão, o bispo informou o conselho sobre o ponto de situação relativo ao futuro do edifício do seminário. Quanto ao Dia da Diocese, dado que coincidiria com o Congresso Eucarístico Nacional, o conselho foi de opinião que deveria ser substituída por uma Peregrinação a Fátima no mês de outubro.

«Caminhar juntos, renovar a esperança» é o lema para os próximos anos da vida pastoral desta diocese de Vila Real.

Secretariado do Conselho Presbiteral

 

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.