Últimas Notícias

33.º Encontro Regional dos Escuteiros da Região de Vila Real

O 33.º Encontro Regional dos Escuteiros da Região de Vila Real marcou o arranque oficial do ano escutista e mobilizou quase mil escuteiros, durante o passado fim-de-semana.

A cidade Valpacense recebeu dois dias de atividades de dupla comemoração e muita animação, uma vez que encerraram as comemorações dos 50 anos do Agrupamento de Escuteiros de Valpaços e o início das comemorações dos 100 anos da Região de Vila Real.
Os dias 14 e 15 de Outubro ficam marcados por muitos sorrisos e abraços, pois o encontro regional é a atividade do ano em que todos os escuteiros da região se reencontram.
Além dos jogos que cada secção realizou em diferentes pontos da cidade, de destacar a fotografia do grupo no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em que foi feito o logotipo humano do centenário da região. Ainda no sábado à noite, teve lugar um concerto onde os protagonistas foram também escuteiros e partilharam a alegria que lhes é tão característica.
No domingo, dia 15, foi inaugurada a remodelação da Rotunda Baden-Powell, cerimónia presidida pelo Bispo da nossa Diocese e Região de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, ladeado do Assistente da Região, Padre Ricardo Pinto, e do Assistente do Agrupamento de Valpaços, Padre Leonel Reis, tal como a eucaristia que teve lugar no Pavilhão Multiusos.
Na homilia o nosso Bispo recordando o lema pastoral para a nossa Diocese, «Caminhar juntos,  renovar a esperança», aliado ao apelo do nosso Papa Francisco nas Jornadas Mundiais da Juventude que todos tiveram oportunidade de viver, outros de acompanhar ao longe, reiterou a vivência destes momentos como caminho de encontro com Cristo sendo sinal da esperança dos nossos jovens na Diocese.
No final da Eucaristia com muita alegria e renovada esperança  reconhecendo em todos os quadrantes, desde as famílias, os chefes e dirigentes, os assistentes, o nosso Bispo encorajou todos os jovens escuteiros desde os lobitos aos caminheiros a prolongarem a alegria da Jornada Mundial da Juventude em cada agrupamento e comunidade paroquial.
De salientar também a presença do Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria, que lançou um desafio à região de Vila Real, pediu que cada escuteiro fizesse o convite e trouxesse mais um escuteiro para o Movimento do CNE.
No final, foram entregues as lembranças a entidades que colaboram com o agrupamento valpacense e aos 20 agrupamentos que estiveram presentes no encontro.
O vice-presidente lembrou o trabalho exemplar desenvolvido pelo Chefe de Agrupamento, António Escudeiro, e pediu um minuto de silêncio pela paz no mundo, evocando os conflitos que estão a decorrer. Também às Vereadoras Teresa Pavão e Arlete Lopes foi agradecido o apoio ao movimento escutista.
Para encerrar o fim-de-semana, os escuteiros da região cantaram em uníssono a Canção do Adeus, com a promessa de para o ano voltarem a reencontrar-se.
Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.