Celebrando o Centenário da Diocese… conhecer as raízes
No programa das celebrações do Centenário da Diocese de Vila Real constam vários eventos para marcar e celebrar esta efeméride. Entre os vários eventos programados, teremos a realização de três Colóquios, um em cada ano jubilar, sobre a história da Diocese que ajudarão não só a conhecer as raízes, mas também a aprofundar e a crescer com raízes.
Estes Colóquios, tendo como tema geral “A Diocese de Vila Real (1922-2022): 100 anos na vida de uma Igreja”, a pedido da Comissão do Centenário, são organizados e têm a coordenação científica do CEHR – Centro de Estudos de História Religiosa, Universidade Católica Portuguesa – Porto.
O 1º Colóquio, “Do reino à república: uma nova Igreja num país em transformação”, a realizar no próximo dia 17 de abril, tem como objetivo fazer uma aproximação ao contexto histórico-religioso em que foi criada a Diocese, bem como aprofundar alguns aspectos que incidiram na configuração e desenvolvimento da mesma.
De referir ainda que o Colóquio deste ano, devido à situação de pandemia em que nos encontramos, será realizado online e com inscrição prévia (gratuita).
Este é o link para as inscrições:
https://forms.gle/zMDE83gSixkyAAWGA
PROGRAMA
10h00 Sessão de abertura | D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real
10h30 Conferência | Portugal na conjuntura de 1890 a 1926
Armando Malheiro da Silva (FLUP; CITCEM-UP)
Intervalo
11h30 Conferência | O olhar do outro. Catolicismo e Republicanismo para lá da Igreja Católica e da República
Sérgio Ribeiro Pinto (UCP-CEHR)
Debate
Intervalo
14h30 Mesa-redonda | A diversidade de relações na construção da comunhão e missão
Elisabete Matos (Conselho Pastoral – Paróquia de Torgueda)
Henrique Oliveira (Cáritas – Diocese de Vila Real)
Altamiro Claro (Santa Casa da Misericórdia – Valpaços)
Debate
16h00 Encerramento
Colóquio realizado online (com inscrição prévia)
