Carta aos Consagrados

Carta aos Consagrados da Diocese de Vila Real, sobre o Ano do Consagrado

Irmãos e Irmãs! O Ano do Consagrado, aberto, pelo Papa Francisco, que vai até ao dia 2 de Fevereiro de 2016, Festa da Apresentação do Senhor e Dia do Consagrado, evoca os Cinquenta Anos de promulgação do Decreto “Perfectae Caritatis”, sobre a Vida Religiosa, pelo Bem-Aventurado Paulo VI, a 28 de Outubro de 1965, na Quarta Sessão do Concílio Vaticano II, e quer reflectir o que ele e a Constituição da Igreja “Lumen Gentium” ensinam sobre o ‘dom divino que a Igreja recebeu do Senhor’. Os Votos e Conselhos Evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência são o tesouro da Tradição dos Apóstolos, Padres, Doutores e Pastores, “interpretados pela autoridade da Igreja, guiada pelo Espírito Santo, que não só os interpretou e regulou a sua prática, mas também determinou as formas estáveis de os viver ” (Lumen Gentium, 43).

1.- A vida consagrada está no coração da Igreja e a perfeição da caridade é o móvel do ser cristão. A Diocese deve conhecer e apoiar os Carismas, Congregações, Pessoas e Instituições. “O aumento da perfeita caridade, pela prática dos conselhos evangélicos, segundo a doutrina e exemplo do Divino Mestre, é o sinal luminoso do Reino dos Céus” (n.1), neste mundo. A vida consagrada é sinal do futuro, com Deus, como disse o Papa Francisco aos Superiores Gerais “a Igreja deve ser atractiva, para despertar o mundo! Sede testemunho dum modo diferente de fazer, agir e viver! É possível viver de modo diferente, no mundo. Falamos da visão escatológica, dos valores do Reino encarnados aqui, na terra, de deixar tudo para seguir o Senhor (..). A radicalidade evangélica não é só de religiosos: pede-se a todos. Mas, os religiosos seguem o Senhor de modo especial e profético. Espero de vós este testemunho. Os religiosos devem ser homens e mulheres capazes de despertar o mundo”.

A primeira consagração é a baptismal. A profissão dos conselhos evangélicos visa a libertação de impedimentos, a perfeição da caridade, a consagração íntima e o culto e serviço de Deus, representando, com vínculos firmes e estáveis, a união indissolúvel de Cristo com a Igreja, sua Esposa” (L.G.44). A profissão dos conselhos evangélicos é sinal da vida nova de Cristo e da supremacia do Reino de Deus, pertencendo este estado religioso “de modo indiscutível à vida e santidade da Igreja” (L. G. 44).

2.- O Ano do Consagrado ajuda a conhecer a Vida Consagrada, as Congregações e os Carismas, presentes, na Diocese. Há que completar a Equipa Diocesana Responsável, presidida pelo Delegado Diocesano da Vida Consagrada, Padre José Augusto Gonçalves Alves, da Congregação da Missão ou Vicentino, Rua dos Lazaristas, 8, Domus Flavia, 5400-347 CHAVES, tel. 276323441 / 962886973, e desfalcada com a ida para outras Dioceses das saudosas Irmãs Adília e Margarida. É preciso escolher outras para as substituir, na Equipa Diocesana, responsável pela união dos Consagrados, na Diocese, o que será feito, na reunião, no Dia do Consagrado, a 2 de Fevereiro de 2015.

3.- A nossa Diocese foi berço e alfobre de vocações missionárias. Deve continuar a ser. São precisas a verdadeira comunhão, o ardor, a solidariedade e o trabalho em rede. A Diocese agradece a dedicação das 4 Congregações Masculinas e das 10 Femininas. Unidos na oração e na comunhão eclesial, demo-nos a conhecer, trabalhando, juntos.

Temos Padres Religiosos de idade, que ajudam e 8 Padres Religiosos, que são Párocos: 2 Párocos Salesianos, em Poiares e Galafura; 2 do Espírito Santo em Godim, Fontelas e Oliveira; 2 Franciscanos, em Vila Real, S. Pedro e Santo António; 2 Vicentinos, em Chaves, em Santa Maria Madalena, Eiras e Samaiões e em S. Estêvão e Lamadarcos. Temos também a felicidade de ter, em Poiares, o grande e histórico Colégio de Jovens dos Padres Salesianos, que muito contribui, para a Pastoral e Formação Juvenil.

4.- Há na Diocese 10 Congregações Femininas: 1) – as Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, no Colégio de S. José, no Lar Nossa Senhora das Dores e nas Florinhas da Neve, em Vila Real, que fecharam casas, na Régua e em Chaves; 2) – Irmãs da Divina Providência e Sagrada Família, na Casa Episcopal; 3) – as Missionárias Reparadoras do Patronato de Godim; 4) – as Irmãs do Sagrado Coração de Maria, em Atei e Canelas, deixaram de estar na Misericórdia de Mondim; 5) – Irmãs do Amor de Deus, em Valpaços; 6) – Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, em Vilarandelo e Santa Marta de Penaguião; 7) – as Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, nas Pedras Salgadas; 8) – as Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, no Lar de Santa Marta, em Chaves; 9) – Servas Franciscanas Reparadoras, há 50 anos, na Diocese, com Casas em Chaves, Patronato de Nantes e Abrigo Berta Montalvão de Loivos; 10) – e as Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, no Lar da Misericórdia, em Alijó.

5.- Nos Quinhentos Anos do Bem-Aventurado Bartolomeu dos Mártires, que foi pastor no território desta Diocese e nos quinhentos anos de Santa Teresa, queremos apostar, na perfeição da caridade, na comunhão e trabalho em rede, no mútuo conhecimento entre Religiosos e as estruturas diocesanas. O Ano do Consagrado não nos deixe tíbios, indiferentes aos valores eternos, que a Vida Consagrada anuncia. Somos arautos e profetas, servos do Senhor. ‘ Não fazemos mais que a nossa obrigação’. Não devemos cair na tibieza e indiferença, perdendo a força de transformar a sociedade.    

Exorto os Diocesanos e os Religiosos e Religiosas a viverem como consagrados ao Senhor e unidos, pois não podemos ser filhos de Deus sem ser filhos da Igreja. Trabalhai, em rede, no anúncio do Evangelho de Cristo, morto e ressuscitado, para que o mundo acredite, vendo a nossa alegria. Grato, pela dedicação e pelo que fazeis, em prol dos necessitados, nos quais Deus quer ser servido, reconhecido e amado, a todos saúdo, na fé, na esperança e no amor, aproveitando, para Vos desejar um Santo e Feliz Natal e um Novo Ano cheio das bênçãos de Deus Menino.

Vila Real, 4 de Dezembro de 2014

+ Amândio José Tomás, bispo de Vila Real

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.