UM SÉCULO DE CATEQUESE EM VILA REAL

CICLO DE CONFERÊNCIAS DO CENTENÁRIO DA DIOCESE DE VILA REAL
(Conferência III)

Realiza-se no dia 12 de Março a 3ª Conferência “Aprofundar as Raízes” dedicada ao tema “um século de catequese em Vila Real”.

Nas anteriores comunicações, verificámos como esta atividade da vida da Igreja mereceu uma especial atenção dos dois primeiros bispos.

D. João Evangelista Lima Vidal, enquanto padre de Coimbra foi o tradutor do primeiro Compêndio da Doutrina Cristã de S. Pio X (1905).

Como bispo de Vila Real, perante a preocupante falta de instrução cristã, promulgou, em 1924, o Estatuto da Associação da Catequese, dando origem a uma nova organização paroquial neste campo. Em junho de 1925, por sua iniciativa, realizou-se, em Vila Real, o Congresso da Catequese, que teve projeção nacional. Constou de 17 comunicações muito diversificadas: organização, conteúdos e pedagogia. Interessante foi o facto de seis delas serem feitas por grandes mulheres da diocese que davam alma à instrução catequética.

D. António Valente da Fonseca continuaria esta obra e publicou um catecismo para uso na nossa diocese, que perduraria até depois do Concílio Vaticano II.

Entretanto, por volta de 1950, foi criado o Secretariado Diocesano da Catequese, que teve como primeiro diretor o Pe. Feliz José Alves, seguindo-se o Pe. Manuel Joaquim Mourão e o Pe. António Castro Fontes.

A catequese, tal como a liturgia, foi espelho e motor da mudança e renovação eclesial do século XX. Como se fez sentir na nossa diocese? Que memórias podemos evocar?

Estas são algumas das questões que vão orientar a reflexão de Pedro Miranda e Pe. Márcio Martins nesta conferência do Centenário.

Poderemos segui-la em direto sexta-feira, no dia 12 de Março, às 21h00, pela plataforma Zoom no link https://us02web.zoom.us/j/85153734831 e, igualmente, no Facebook e Youtube da Diocese de Vila Real.

Pe. Manuel Queirós

12 Março 2021