Tertúlia: “Movimentos Laicais na Vida da Igreja”

TERTÚLIAS DO CENTENÁRIO

16 dezembro, 21:00

Murça, Auditório Municipal

Movimentos Laicais na Vida da Igreja

“A partir do Concílio Vaticano II, o Espírito Santo suscitou uma primavera na igreja. As flores e os frutos dessa primavera podem ser vistos, sobretudo, nos Novos movimentos e nas Novas Comunidades de vida” – são palavras de São João Paulo II em 1998.

Na diocese de Vila Real estão ativos 15 Movimentos eclesiais, formando assim um tecido rico e variado de sensibilidades e expressões de vida cristã no nosso tempo.

No âmbito das comemorações dos 100 anos da diocese de Vila Real, no Auditório Municipal de Murça, no próximo dia 16 de dezembro, vai realizar-se uma tertúlia “Movimentos Laicais na Vida da Igreja” com intervenção dos Movimento dos Cursilhos de Cristandade, Movimento dos Convívios Fraternos, Renovamento Carismático Católico Diocesano, Vida Ascendente, Oficinas de Oração e Vida.

Algumas informações sobre o início de cada um destes Movimentos:

O Movimento Cursilhos de Cristandade nasceu em Espanha, na Diocese de Maiorca, na década de 40, e chegou a Portugal em 1960, tendo-se realizado o 1.° Cursilho em Fátima, de 29/11 a 02/12 de 1960.

O Movimento Convívios Fraternos teve origem no quartel de Cavalaria nº 8 em Castelo Branco nos dias 17, 18 e 19 de maio 1968 só para jovens militares.
Foi fundado pelo então Capelão Militar desse quartel P. António Valente de Matos e aberto a jovens civis dos dois sexos, em Lamego, em 1971.

O Renovamento Carismático Católico tem as suas origens em Fevereiro de 1967 quando professores e alunos da Universidade do Espírito Santo em Duquesne, nos Estados Unidos da América, se reuniram em Pitsburg para um retiro de fim-de-semana.

Vida Ascendente – Movimento Cristão de Reformados foi criado em 1962 por três franceses – André d’ Humières, Léon Harmel e Anne-Marie Couvreur. Viria a ganhar um caráter internacional em 1985, ano em que chegou também a Portugal.

As Oficinas de Oração e Vida surgiram em 1984, em Santiago do Chile, como prolongamento dos “Encontros de Experiência de Deus” orientados, desde 1974, pelo Padre Ignacio Larrañaga OFM Cap. Foram aprovadas pela Santa Sé como Associação Internacional Privada de Fiéis, de Direito Pontifício, com Personalidade Jurídica em 1997.

16 Dezembro 2022

Murça