Tertúlia: Contributo da Diocese de Vila Real para a democratização do ensino. Colégios e Externatos

Antes de 1950, no distrito de Vila Real, apenas as cidades de Vila Real e Chaves ofereciam a possibilidade de prosseguir estudos após o ensino primário. A partir daquela data, nos vários concelhos, surgiram cerca de uma dúzia de estabelecimentos escolares de matriz católica que contribuíram significativamente para a democratização do ensino na nossa região. Este labor deveu-se, em grande medida, à iniciativa dos párocos locais que souberam disponibilizar recursos humanos e financeiros para dotar as suas terras do instrumento mais importante de valorização cultural, económico-social e profissional – a escola. Tiveram o apoio e o patrocínio dos bispos da diocese, D. António Valente da Fonseca e D. António Cardoso Cunha.

No âmbito das comemorações do centenário da diocese de Vila Real, é de elementar justiça evocar estas instituições educativas, que tiveram uma função sociocultural relevante.

Ribeira de Pena, onde funcionou um destes estabelecimentos, acolherá, no próximo dia 16 de março, às 21h00, a tertúlia do centenário dedicada ao tema “Contributo da diocese de Vila Real para a democratização de ensino. Colégios e externatos”. A iniciativa decorre na Casa da Cultura-Museu Escola e conta com o apoio da Câmara Municipal de Ribeira de Pena e das paróquias locais.

Num formato de painel, moderado por João Paulo Lopes, antigos alunos representando os Colégios e Externatos de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Montalegre, Sabrosa e Valpaços, partilham experiências e memórias que permitiram abrir horizontes e despertar sonhos a muitos transmontanos.

O Presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha abrirá a sessão que será encerrada por D. António Augusto de Oliveira Azevedo, bispo de Vila Real.

A entrada é livre e pode ser seguida em direto pelos meios digitais da diocese de Vila Real.

A Comissão do Centenário

16 Março 2023