Tertúlia – «A assistência religiosa nas Forças Armadas e de Segurança. Capelães militares em primeira pessoa»

TERTÚLIA DO CENTENÁRIO

A ASSISTÊNCIA RELIGIOSA NAS FORÇAS ARMADAS E DE SEGURANÇA. CAPELÃES MILITARES EM PRIMEIRA PESSOA.

12 DE JANEIRO DE 2023

15:00 AUDITÓRIO DO REGIMENTO DE INFANTARIA 19, CHAVES

Nota Informativa

No nosso país, a assistência religiosa nas Forças Armadas e de Segurança, insere-se na vida normal de uma diocese própria denominada Ordinariato Militar ou Castrense. Tal enquadramento teve início em 1966, aquando da criação do Vicariato Castrense pelo Papa Paulo VI, passando a designar-se Ordinariato em 1986. Até 2001, o Patriarca de Lisboa acumulava as funções; a partir dessa data, passou a ter um bispo próprio, cargo que atualmente é desempenhado por D. Rui Valério.

Em Vila Real e Chaves existem dois quartéis de inquestionável importância no contexto português: o RI 13 e o RI 19. Por eles passaram milhares de homens e mulheres, que ali viveram meses ou anos e, donde muitos partiram para campanhas em França, antigos territórios ultramarinos e, mais recentemente, missões de manutenção da Paz, no âmbito das Nações Unidas, no Afeganistão, Kosovo ou República Centro Africana.  Também as Forças de Segurança, quer na Guarda Nacional Republicana ou na Polícia de Segurança Pública, realizam um trabalho essencial neste território, por vezes em condições adversas.

Ao longo dos séculos, o apoio espiritual às unidades militares e policiais, foi prestado, de várias formas, salientando-se a figura do capelão militar. A sua intervenção teve o reconhecimento de muitos, sobretudo em momentos de conflito armado, como foi o caso do Corpo Expedicionário Português durante a I Guerra Mundial ou dos militares enviados para Goa ou África nos anos 60 e 70 do século passado. Mas, o seu papel, para além da dimensão religiosa, assume um carater ético e humanitário relevante.

O atual comandante do Regimento de Infantaria 19 – Chaves, Cor. Nélson Couto Gomes, no auditório do quartel, acolhe a Tertúlia do Centenário da Diocese de Vila Real subordinada ao tema “A Assistência Religiosa nas Forças Armadas e de Segurança”. Realiza-se a 12 de janeiro, pelas 15:00, com transmissão em direto pelos meios digitais e com a moderação do antigo comandante daquela unidade militar, Cor. Francisco Freire, ouviremos em primeira pessoa, os testemunhos de capelães oriundos do presbitério vila-realense: os padres António Fernando Vilela, António Diogo Martins e António Joaquim Pinto Dias.

12 Janeiro 2023

Chaves