Os novos movimentos laicais na diocese de Vila Real

No quadro da celebração do seu centenário, a diocese de Vila Real promove mais uma tertúlia com o tema «os novos movimentos laicais na diocese de Vila Real», dia 11 de fevereiro, às 21h00, na Igreja paroquial de Vila Pouca de Aguiar. Contando com a presença do bispo diocesano, D. António Augusto Azevedo, far-se-á de modo presencial, no respeito pelas normas de DGS e com transmissão em direto através do site da Diocese.

A moderação do debate está a cargo de Celso Sá Santos, professor universitário (UTAD) com atividades relevantes na Igreja enquanto dirigente do Corpo Nacional de Escutas e da Pastoral Familiar.

Dando seguimento à tertúlia de 2021 que contemplou alguns movimentos com história na diocese, tais como o Apostolado da Oração, Legião de Maria, Escutismo, Mensagem de Fátima e Ação Católica, desta vez é dada a voz aos movimentos mais recentes: ACEGE, AMCP, Caminho Neocatecumenal, Centros de Preparação para o Matrimónio e Equipas de Nossa Senhora.

Será um painel que mostra o dinamismo laical das associações socioprofissionais inspiradas pelo cristianismo, das novas espiritualidades e das propostas da Igreja para a família.

ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores – que representa hoje mais de 1000 associados, é uma associação de homens e mulheres de empresas, que partilham entre si valores cristãos e procuram aplicá-los no desenvolvimento da sua vida profissional. A ACEGE propõe-se, como missão, inquietar e mobilizar os líderes empresariais, divulgando valores partilhados pelos seus membros e a doutrina social da Igreja que os exprime. Simultaneamente, através de uma atitude frontal de afirmação e esclarecimento, procura contribuir para fortalecer a sociedade civil, ajudando a difundir uma cultura de responsabilidade.

Em nome da ACEGE, haverá a intervenção do Coordenador do Núcleo de Vila Real, João Quintela Cavaleiro, jurista e professor universitário, reconhecido pela experiência em Direito Público/Administrativo, Direito das Empresas e Negócios e na assessoria estratégica a líderes públicos e empresariais de médias, grandes organizações e em negócios emergentes.

AMCP – Associação dos Médicos Católicos Portuguesesé um organismo nacional privado sem fins lucrativos que tem por finalidade congregar os profissionais da medicina que se afirmam católicos e desejam exercer a sua profissão à luz dos princípios evangélicos.

A missão da AMCP é a definição e a difusão de princípios orientadores das atividades ligadas a saúde à luz da fé cristã, partindo da análise dos problemas que derivam do exercício concreto da Medicina, nos quais incide a reflexão e se fundamenta a experiência dos seus associados.

A intervenção no painel está a cargo de Bela Alice Morais Botelho Costa, médica e membro da equipa comunitária em cuidados paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão e Douro Norte. Integra o núcleo de Vila Real da AMCP.

CN – Caminho Neocatecumenal – está ao serviço dos bispos e dos párocos como itinerário de redescobrimento do Batismo e de formação permanente na fé e é proposto aos fiéis que desejam reavivar em sua vida a riqueza da iniciação cristã.

O Caminho – cujo itinerário se vive nas paróquias, em pequenas comunidades constituídas por pessoas de diversas idades e condições sociais – leva, gradualmente, os fiéis à intimidade com Jesus Cristo e os transforma em sujeitos ativos na Igreja e testemunhas da Boa Notícia. É um instrumento para a Iniciação Cristã dos adultos que se preparam para receber o batismo.

Intervêm no painel a equipa itinerante Portugal – Norte: Padre Javier Romero, Pilar e Ivan Cabeza.

CPM – Centros de Preparação para o Matrimónio – é um movimento da Igreja que tem como objetivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio.

Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial (…), apoiados na reflexão e no diálogo conjugais. Pretende ajudar os noivos a preparar o seu matrimónio, refletir sobre o seu noivado e dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos.

Este tipo de formação realiza-se regularmente em Chaves, Régua e Vila Real e, a breve, trecho poderão existir em Vila Pouca de Aguiar e Murça/Alijó.

Intervêm, neste painel, João Paulo Ferreira Lopes e Teresa Cristina Albuquerque, casal coordenador dos Centros de Preparação para o Matrimónio da diocese de Vila Real.

ENS – Equipas de Nossa Senhora – é um Movimento laical católico constituído por casais que buscam no sacramento do Matrimónio um ideal de vivência cristã. Movimento de Espiritualidade Conjugal reconhecido pela Santa Sé como uma Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, as Equipas são constituídas por 5 a 7 casais e um Sacerdote Conselheiro Espiritual ou um Acompanhante Espiritual (Religioso ou Religiosa). São casais cristãos que querem crescer no amor ao outro, aos filhos e aos outros e crescer no amor de Deus, um projeto para toda a vida.

Na diocese de Vila Real estão ativas em Alijó e Chaves, organizados em setores.

Intervêm nesta sessão Ana Cristina Sabrosa de Castro e Vítor Manuel Mesquita Guedes, casal de Alijó. com funções de coordenação no Movimento.

11 Fevereiro 2022

Time