Dia Diocesano do Catequista

Após o magnânimo e feliz evento da JMJ, que a todos nos abraçou numa só Fé e nos confirmou a presença de Cristo Vivo e Vivificante em todos os povos, vimos ao vosso encontro, esperando que cada um de vós se sinta revigorado na firme construção de uma Igreja renovada, edificada por TODOS, na prática de um amor que acolhe TODOS.

Como vem sendo hábito, no dia 5 de outubro teremos o Dia Diocesano do Catequista. Este ano será em Montalegre, no Pavilhão Multiusos (Parque de Exposições e Feiras). Sob o mote Catequese conVida, a nossa jornada será pautada pelo seguinte programa:

09h30 – Acolhimento
10h00 – Novo Itinerário da Catequese
10h30 – Intervalo
11h00 – A Arte do Cuidar
12h00 – Ecos da JMJ
13h00 – Almoço Partilhado (levar algo para a mesa comum)
15h30 – Eucaristia e Envio

E porque quantos mais envolvermos, mais vida terão as nossas paróquias, pedimos a todos a divulgação da iniciativa e a participação do maior número possível de catequistas e outros agentes pastorais.

A Catequese é o coração da missão da Igreja: tornar Cristo cada vez mais conhecido e amado “não é um conceito, uma doutrina, um programa sujeito à livre elaboração, mas, acima de tudo, uma Pessoa que tem o nome e o rosto de Jesus de Nazaré, imagem de Deus. (Redemptoris Missio, 18). E, na verdade, assim sendo, sabemos que esta tarefa não é exclusiva aos catequistas, embora estes sejam chamados a esta missão de uma forma especial, mais comprometida e envolvente; mas esta é a missão de cada cristão – evangelizar e edificar a comunidade. Neste sentido, seria importante a participação de outros agentes pastorais, para que mais se envolvam na comunidade e possam também aproveitar de conteúdos e experiências que consideramos importantes e queremos partilhar no Dia Diocesano do Catequista.

A inscrição para o encontro, até 30 de setembro, é feita através do link que segue ou pela leitura do QR Code, à direita:

(( https://forms.gle/pkrbf5ABehcQwkov7 ))

A cada um agradecemos a colaboração nesta missão conjunta e fazemos votos que a JMJ, que a todos envolveu, seja em primeira pessoa, seja à distância, continue no horizonte do nosso olhar e permaneça na memória dinâmica do nosso coração, a fim de nos direcionar para uma Igreja Viva, onde TODOS sejam acolhidos e possam matar a sua sede de Infinito.

Até lá, se Deus quiser!

SDEC