Dia da Diocese

DIA DA DIOCESE DE VILA REAL
Mesão Frio, 6 de junho

A diocese de Vila Real está a viver um marco importante da sua história: a 20 de abril de 2022 celebra 100 anos. Já em julho de 2020, D. António Augusto Azevedo anunciou um triénio de comemorações à volta do lema “crescer com raízes” o que permitiu aprofundar as raízes desta instituição centenária.

Por tradição, o dia da diocese, é um encontro anual festivo do Bispo da diocese com o povo de Deus. Celebra-se de modo itinerante, percorrendo os vários concelhos da nossa região. Anunciado para Mesão Frio, em 2020, teve de ser adiado para este ano e vai realizar-se, ainda que de modo restrito, no próximo dia 6 de junho.

Do programa consta uma mesa redonda, às 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, sobre o tema “Laudato sì: viver a vocação de guardiões da obra de Deus em Vila Real”, sendo oradores os Bernardino Lopes e Ilda Couto. Seguir-se-á, às 16h30, a Eucaristia celebrada na Alameda.

Mesão Frio já era um ponto importante numa das vias de comunicação do império romano. Ali foram colocados os primeiros marcos pombalinos em 1758, tornando-se a Porta do Douro.

Do miradouro de São Silvestre, situado a 530 metros de altitude, deslumbra a paisagem de vinhas que se estendem até ao Douro. Também o rio Teixeira de águas cristalinas, vai tricotando o verde manto do arvoredo até à praia fluvial. E os monumentos: as muralhas do castro de Cidadelhe, com o núcleo interpretativo, a ponte romana dos Martinhos, o convento de São Francisco, que terá começado a ser edificado em 1724, e as arcas tumulares românicas, um conjunto de sete sarcófagos datados do final da Idade Média.

É o centro histórico da vila de Mesão Frio, formando um belo conjunto, que vai acolher este Dia da Diocese de Vila Real.

06 Junho 2021

All Day