APROFUNDAR AS RAÍZES DA DIOCESE DE VILA REAL: D. ANTÓNIO VALENTE DA FONSECA

A Diocese de Vila Real, no âmbito da preparação do Centenário, dedica a 2ª conferência do Ciclo “Aprofundar as Raízes” a “D. António Valente da Fonseca, 2º bispo da diocese de Vila Real”. O Monsenhor João Parente, reconhecido historiador e membro da Academia Portuguesa de História, será o guia na descoberta de uma figura que marcou a vida da diocese.

Esta conferência pode ser seguida gratuitamente e em direto, pela plataforma Zoom e no site ou no Youtube da Diocese de Vila Real, dia 12 de fevereiro, sexta-feira, às 21h00.

D. António foi o 2º bispo da diocese de Vila Real. Natural de Válega, Ovar, padre da diocese do Porto, foi pároco de Gondomar e Cedofeita. Ordenado bispo, chegou a Vila Real no dia 8 de maio de 1932 como bispo auxiliar de D. João Evangelista de Lima Vidal. Como era tradição, foi recebido com pompa e circunstância no largo da Estação. No ano seguinte, tornou-se bispo residencial, missão que havia desempenhar até 1967. Coincidiu com o tempo do Estado Novo de Salazar. 34 anos de ministério numa diocese do interior, esquecida pelo poder central, marcada pela pobreza, iliteracia, fluxos migratórios, guerras externas e convulsões internas e, simultaneamente, animada pelos sonhos que, com intermitência, renasciam e alimentavam um futuro de esperança. Foi nessa altura que surgiu uma nova primavera na Igreja com o Concílio Vaticano II (1962-1965).

Afável no trato e sensível aos problemas humanos, D. António promoveu o Seminário, as vocações e o crescimento espiritual e doutrinal do povo, defendeu a intervenção social dos cristãos e incentivou a cultura, em particular com a criação dos Colégios nas vilas, que abriram os horizontes a tantos jovens transmontanos.

Já como bispo emérito, faleceu em Vila Real no dia 26 de fevereiro de 1972.

Dados de ligação:
Evento: CONFERÊNCIA D. ANTÓNIO VALENTE DA FONSECA