A um ano da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

A um ano da Jornada Mundial da Juventude a realizar entre 1 e 6 de agosto de 2023, na cidade de Lisboa, sente-se “a pressa no ar”, uma pressa que vai sendo ansiedade e alegria.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe.

Na semana anterior de 26 a 31 de julho de 2023, teremos os dias nas dioceses. As pré-jornadas consistem na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país. Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando em famílias de acolhimento.

“Vemo-nos em agosto de 2023!”, é o titulo da campanha lançada para assinalar “a simbólica data de um ano” é um convite à participação e ao envolvimento na Jornada Mundial da Juventude, que é, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude determinada em construir um mundo mais justo e solidário.

Caminhamos Juntos rumo à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

COD – Vila Real